Seja Bem-Vindo

ARTIGO: Partidos, governo e legislativo nas disputas do Orçamento Participativo: uma análise comparativa

De autoria da profa. Luciana Andressa Martins de Souza (do DCSO e do PGCS), o artigo é resultado de pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no Núcleo Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDAC-Cebrap), com apoio da Fapesp  (Processo Fapesp 12/21434-6).  

Resumo: o artigo amplia a discussão acerca das disputas entre o Orçamento Participativo (OP), os partidos e os atores políticos locais, ao apresentar uma análise sistemática e diacrônica dos impactos da composição de forças dos partidos governistas e oposicionistas, delineadas no âmbito da arena eleitoral, sobre a adoção, durabilidade, interrupção e o fim dessa inovação democrática, assim como sobre os seus distintos graus de institucionalização. Para tanto, analisamos três pares contrafactuais de municípios com características majoritariamente semelhantes, a saber: São Carlos e Piracicaba; Rio Claro e Leme; Matão e Sertãozinho. Esses pares se diferenciam pelo partido que esteve à frente da iniciativa do OP (PT e outros partidos). Os resultados revelam um universo pouco explorado e passível de ser replicado em outros contextos, contribuindo tanto para a ampliação do debate acerca do papel do Legislativo no grau de institucionalização de instituições participativas quanto para o aprimoramento dessa agenda de pesquisa. 

ANPOCS - Chamada para submissão de trabalho ao SPG de Estudos Legislativos

O Simpósio de Pesquisa Pós-Graduada visa contribuir teórica e empiricamente para a área de estudos legislativos, a qual dedica-se à pesquisa do processo decisório e da atuação e comportamento de partidos e indivíduos nas casas legislativas. Serão aceitos tanto trabalhos que adotem uma perspectiva comparada quanto aqueles que enfoquem um legislativo em particular, seja ele a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, assembleias legislativas estaduais e municipais, bem como assembleias representativas do mundo todo. Serão consideradas as seguintes temáticas: (a) as atividades e o comportamento dos atores políticos internamente ao parlamento e suas conexões externas, (b) a atuação dos partidos políticos em assembleias representativas, (c) a carreira dos legisladores, (d) as interações do Poder Legislativo com outros poderes e instituições políticas, (e) a definição da agenda legislativa e o processo legislativo, e (f) a criação e transformação de instituições legislativas formais e informais. Dado o cenário atual de desconfiança com as instituições representativas, este SPG será também um espaço para debatermos o papel e a atuação do legislativo frente outras instituições políticas.
 
Por favor, circulem esta chamada.
Agradecemos desde já.
 
Danilo Medeiros (CEBRAP) e Maurício Izumi (UFES)

Nota de solidariedade

O Departamento, o Programa de Pós-Graduação e o curso de Ciências Sociais lamentam profundamente as perdas recentes de parentes de nossos professores, técnicos e alunos. São pais, mães, irmãos, irmãs, filhas, filhos, avós e avôs, companheiras e companheiros que farão muita falta a pessoas muito queridas por todos nós. Nossa solidariedade às famílias.
Ratificamos a importância do SUS, da educação pública e da ciência para o enfrentamento da pandemia em curso.

Cadecs - chamada para artigo

 

O Caderno Eletrônico de Ciências Sociais (Cadecs) convida os interessados a submeterem artigos ao periódico.  Além de receber artigos para dossiês, a revista também aceita artigos de submissão livre, em qualquer tempo, para avaliação e posterior publicação.

Viste nosso site: www.periodicos.ufes.br/cadecs

Ajude-nos a divulgar esta chamada.

Ciclo de debates: O Brasil como problema

Prestigie o Ciclo de Debates: O Brasil como problema, organizado pela UnB.

Programa especial de extensão: Darcy Ribeiro e a UnB.

O evento ocorrerá neste dia 26/02, das 10h às 12h e conta com a presença da profa. Adélia Miglievich-Ribeiro (PGCS) além de outras professoras.

Clique aqui para ver o endereço do evento.

 

 

Etnomídia Indígena e linguagens comunicacionais no audiovisual

O Cineclube Aldeia (UFES) quer te convidar para dois eventos próximos.

¥ A segunda edição do Etnomídia Indígena e linguagens comunicacionais no audiovisual, fruto da parceria entre a Rádio Yandê e o Cineclube Aldeia: pesquisa e extensão em imagens indígenas.
Evento on line com exibição do curta Equilíbrio (BRA, 2020), seguido de debate com a diretora Olinda Yawar, o artista Jaider Esbell e a atriz Rosa Peixoto.

Mediação de Daiara Tukano e Nicole Soares Pinto.  

Quando: amanhã, 04 de dezembro, às 19 horas.

Movimentos Sociais e Política de Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (12/11), às 19:00, a Profa. Euzeneia Carlos estará no CADH (Centro de Apoio aos Direitos Humanos), discutindo o tema "Movimentos Sociais e Política de Direitos Humanos", na companhia de Gilmar Ferreira, Verônica Bezerra e outros ativistas históricos do movimento de direitos humanos no ES. O aprendizado com suas lutas sociais tem contribuído para elucidar as trajetórias de movimentos sociais que influenciam a elaboração e implementação da política pública.

8° Encontro Internacional e 15° Encontro Nacional de Política Social

O 8º Encontro Internacional de Política Social e o 15º Encontro Nacional de Política Social será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro de 2020, na Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/ES). O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

A Profa Lívia Moraes, do Departamento de Ciências Sociais, é presidente da Comissão Científica e compõe a comissão organizadora.

Resultado Definitivo do Processo Seletivo - Edital 74/2020

A Comissão de Seleção divulga o Resultado Definitivo, após prazo recursal, do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais -  Edital 74/2020.

Confira aqui o resultado.

Resultado Final do Processo Seletivo - Edital 74/2020

A Comissão de Seleção divulga o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais -  Edital 74/2020.

Confira aqui o resultado.

Resultado provisório da prova de Aptidão Didática - Edital 74/2020

A Comissão de Seleção divulgou o Resultado Provisório da Prova de Aptidão Didática do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais -  Edital 74/2020.

Confira aqui o resultado.

Transmissão da prova de aptidão didática do processo seletivo para professor substituto do Departamento de Ciências Sociais - Edital 74/2020.

A Comissão de Seleção informa que a prova de aptidão didática será realizada nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, com início previsto para as 9h, com transmissão ao vivo através do canal do YouTube do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES.

Confira a ordem de apresentação na página do Edital.

Defesa de dissertação

Informamos a defesa de dissertação de

Davi Scárdua Fontinelli

Título: “Santa Tartaruga! Invenções e Mudanças Ontológicas no Litoral Norte do Espírito Santo”

Comissão Examinadora:

Dra. Eliana Santos Junqueira Creado (UFES) Orientadora e Presidente da Comissão Examinadora

Dr. Carlos Nazareno Ferreira Borges (UFES) Examinador Titular Interno

Dr. Felipe Ferreira Vander Velden (UFSCar) Examinador Titular Externo

Local: Sala Webconferência da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação - PRPPG/UFES.

Dia 28/06/2016 às 14h.

FAVOR NÃO ENTRAR NO RECINTO APÓS ÀS 14h.

Defesa de dissertação

Informamos a defesa de dissertação de

Ákilla Lonardelli Pereira Pinto

Título: “Produção do espaço urbano sob o discurso do desenvolvimento: o caso do Prima Città em Linhares/ES”

Comissão Examinadora:

Drª. Maria Cristina Dadalto (UFES) Orientadora e Presidente da Comissão Examinadora

Drª. Patrícia Pereira Pavesi (UFES) Examinadora Titular Interna

Drª. Maria da Penha Smarzaro Siqueira (UVV) Examinadora Titular Externa

Local: Sala 207, prédio Bárbara Weinberg, Módulo II, CCHN/UFES.

Dia 22/06/2016 às 14:30.

 

FAVOR NÃO ENTRAR NO RECINTO APÓS ÀS 14:30.

SESSÃO PÚBLICA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - de Clara Crízio

Informamos a defesa de dissertação de

Clara Crizio de Araujo Torres

Título da dissertação: “Entre fatos científicos e estados de risco: o caso das Baleias Jubartes”

Comissão Examinadora:

Drª. Eliana Santos Junqueira Creado (UFES) Orientadora e Presidente da Comissão Examinadora

Drª. Celeste Ciccarone (UFES) Examinadora Titular Interna

Dr. Guilherme José da Silva e Sá (UnB) Examinador Titular Externo

Local: Sala de Webconferência da Secretaria de Ensino a Distância - SEAD/UFES.

Dia 27/06/2016 às 14h.

FAVOR NÃO ENTRAR NO RECINTO APÓS ÀS 14h

Repertórios de ação coletiva e a efetividade das instituições participativas das comunicações: o caso do Coletivo Intervozes.

 
Informamos que no dia 17 de Junho, às 13h30;  no Prédio Bárbara Weinberg (UFES), Sala 109,, será defendida dissertação do  mestrando  Vilson Vieira Junior.
 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910