Apresentação
Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da Ufes
-
Esta linha de pesquisas desenvolve estudos relacionados a diversos recortes da modernidade contemporânea agrupados nos seguintes eixos temáticos: Instituições políticas e políticas públicas; Estado e da sociedade na ordem global; democracia e ação coletiva; dinâmicas urbanas.
-
Esta linha realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Territórios, memória, patrimônio cultural e fenômeno religioso; Marcadores sociais da diferença; Ambientalismo, políticas e conflitos; Estudos da diáspora, deslocamento, povos e comunidades tradicionais.
-
Cabe a esta linha a pesquisa sistemática de diferentes correntes teóricas e metodológicas das ciências sociais, a crítica epistemológica e as reelaborações dos paradigmas contemporâneos.
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (PGCS) pertence ao Departamento de Ciências Sociais (DCSO) que compõe, por sua vez, o Centro de Ciências Humanas (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Pretende, em níveis de Mestrado e Doutorado, promover a formação ampla e qualificada de quadros profissionais nas ciências sociais brasileiras e, mais especificamente, em sua macrorregião.
Realizamos o estimulo da pesquisa e da produção de conhecimento, com rebatimentos nas esferas da sociedade civil e do Estado, no campo da educação e na promoção da comunidade científica nacional e de redes internacionais.
Nossos mestres e doutores desenvolvem, em sua formação, as habilidades para a construção de uma carreira acadêmica e/ou como gestores em um leque diverso de agências e instituições, governamentais e não-governamentais.
O Programa abarca as áreas da Sociologia, Antropologia e Ciência Política, sendo avaliado pelo Comitê de Sociologia da Capes.
Entrelaça as linhas de pesquisa:
- Estudos em socioambientais, culturas e identidades.
- Instituições, participação e políticas públicas.
- Estudos em teorias sociais contemporâneas.
O PGCS contém um variado corpo docente, de trajetórias e perfis diversos. Chama atenção o vigor com que seus pesquisadores se dedicam a produzir conhecimentos transdisciplinares e transepistêmicos, ampliando as ferramentas de análise e os públicos. Também, vale considerar a contribuição do Programa nos temas mais consolidados dos estudos de ciência política, pensamento social latino-americano, participação e direitos humanos.
O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Ciências Sociais desde 2008 e o curso de Doutorado em Ciências Sociais desde 2018 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.
O programa já formou 160 mestres e 15 doutores e conta com 95 alunos regularmente matriculados, sendo 39 no mestrado e 56 no doutorado.