Internacionalização docente
O PGCS compreende a internacionalização como pilar fundamental para o desenvolvimento profissional e intelectual de nossa comunidade acadêmica.
A internacionalização tornou-se não apenas uma vantagem, mas uma necessidade imperativa para os aspirantes a pesquisadores em Ciências Sociais. O estabelecimento de parcerias institucionais, a participação em comunidades acadêmicas extrangerias e a recepção de discentes de outros países tem sido o foco das ações de internacionalização angariadas pelo PGCS.
A qualidade dos cursos de mestrado e doutorado é permeada, portanto, pela ampla gama de oportunidades internacionais que oferecemos a nossa comunidade acadêmica. Desde intercâmbios acadêmicos e colaborações em pesquisa até redes de contatos globais, incentivamos ativamente a expansão do conhecimento via ampliação de nossa rede de contatos. O PGCS promove a participação ativa em conferências internacionais, workshops e redes de pesquisa, permitindo oportunidade de compartilhar pesquisas, colaborar com colegas de diversas nacionalidades e países.
No caso do corpo docente do PGCS, as principais ações promovidas são a capacitação de curto prazo, estágios de pós doutoramentos no exterior e trabalhos de pesquisa como professores visitantes. O incentivo à produção em outras línguas tem aberto portas a parcerias internacionais, as quais tem mudado a composição de bancas de mestrado e doutorado que a cada ano tem incluído examinadores estrangeiros. A UFES possui política institucional, via Pró Reitoria de Pós Graduação, que promove a fortalece tais ações. Um exemplo é o serviço de tradução/correção de artigos para o inglês para pesquisas desenvolvidas em parceria entre professores credenciados nos PPGs e discentes/egressos.