Bolsas de estudo
Bolsas de estudo:
As regras do PGCS para a obtenção de bolsas de estudos podem ser acessadas mais detalhadamente neste site no item "documentos e informações", onde também podem ser vistas as resoluções e portarias das agências governamentais que financiam bolsas.
A disponibilidade de bolsas depende das agências de fomento, tais como CAPES e FAPES, que, por sua vez, também possuem suas próprias regras de implementação, atribuição e manutenção de bolsas.
De modo geral, na classificação para bolsas contam os critérios de mérito (classificação nos processos seletivos) conjugados com os critérios de cotas (étnico racial, PCD e social). Maiores detalhes a respeito no item "documentos e informações" e nos editais de processos seletivos específicos.
A disponibilização de bolsas geralmente associa-se à nota do programa, por isso é importante o compromisso com as regras do PGCS, dentre as quais a de produtividade, e, em especial, o cumprimento dos prazos regulares para a conclusão dos créditos, de escrita e defesa de dissertação e tese, tanto no curso de Mestrado quanto de Doutorado e, não menos, o engajamento nas ações do Programa, mediante comissões formadas por docentes e discentes, e cargos de representação.
O PGCS incentiva a transparência e democratização da gestão e das informações, estimulando os discentes à particiapação.
O Programa possui uma Comissão de Bolsas que trata da política de bolsas e dos processos de implementação das bolsas, composta pela Coordenação do PGCS, que preside a comissão, um representante docente, e representantes discentes, eleitos a cada ano, em assembleia.