Seleção 2024-2025

Edital de seleção Doutorado 2024-2025

Período de inscrições: 09/09/24 a 13/10/24

Vagas: 16

1. 25% (vinte e cinco por cento) das vagas ofertadas serão reservadas para candidatos/as pretos/as, pardos/as e indígenas (cotas PPI), obedecida a ordem de classificação dentre as pessoas pleiteantes que declararem interesse no formulário de inscrição em       concorrer a tais vagas.

2. Serão destinadas 10% (dez por cento) das vagas para candidatas/pessoas Trans: travestis, transexuaise/ou transgêneros, autoidentificados/as como tais.

3. Serão destinadas 10% (dez por cento) das vagas para candidatas/os PcD (Pessoas com Deficiência), que apresentarem laudo médico com o Código de Deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças — CID e o formulário de autoidentificação (Anexo VI). O laudo médico deve conter na descrição clínica o tipo e o grau da deficiência, nos termos do artigo 4º do Decreto nº 3.298/99 e da Súmula nº 377/STJ (visão monocular), com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença — CID, bem como a provável causa da deficiência e as limitações impostas pela mesma. Deve ainda conter o nome legível, assinatura, especialização, número no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) do médico que forneceu o laudo. O prazo de validade do laudo é de cento e oitenta (180) dias.

As inscrições serão realizadas por formulário disponível no link: https://forms.gle/dWNs9iSCGq85u6FLA

Organização da apresentação dos documentos para inscrição:

    1. Projeto de Doutorado, sem qualquer identificação do/a candidato/a e do orientador/a, conforme estabelecido no item 5.3.3 (em arquivo separado, com o título: “Projeto de Pesquisa Doutorado - PGCS - 2024/2025”). A indicação do/a orientador/a e da justificativa de adequação do projeto do/a candidato/a ao/à do orientador/a deverão constar, exclusivamente, do formulário de inscrição, em campos específicos.
      1. O projeto deve conter entre 8 (oito) e 12 (doze) páginas, excluindo as referências e a capa, e seguir as normas da ABNT (versão mais recente em vigor até a data da inscrição). Os/as candidatos/as que não obedecerem a essa regra terão suas inscrições indeferidas, assegurando que todos sejam avaliados com os mesmos critérios.
    2. Currículo atualizado, gerado na Plataforma Lattes e enviado no modelo exportável para a comissão de inscrição, constando a produção referente aos últimos 5 anos.
      1. A produção considerada será estritamente aquela contida na versão digital exportável do Currículo Lattes, anexada pelo/a candidato/a ao formulário de inscrição, referente ao período de 2019 a 2024.
      2. Documentação comprobatória de todos os itens do Currículo Lattes passíveis de pontuação.
      3. Itens não comprovados serão desconsiderados.
      4. No caso de publicações a serem pontuadas no currículo, o/a candidato/a deverá incluir cópia digital completa das mesmas.
    3. Diploma ou atestado ou certidão de conclusão do curso de Graduação.
    4. Diploma, atestado ou certidão de conclusão do curso de Mestrado, ou declaração de provável conclusão em data anterior à da matrícula no PGCS do 1º semestre de 2025
      1. Se o/a candidato/a ainda não tiver concluído o Mestrado, todos os capítulos da dissertação já escritos até o momento da inscrição deverão ser anexados como comprovação da data prevista de defesa.
    5. Histórico escolar do curso de Mestrado;
    6. Cédula de identidade ou CNH com CPF (ou cópia de CPF caso o número não conste da cédula de identidade);
    7. Solicitação de uso do nome social, caso seja necessária (Anexo II).
    8. Formulário de autodeclaração de pessoa com deficiência, caso seja necessário (Anexo VI).
    9. Declaração de consentimento para gravação de vídeo e áudio (Anexo VIII).
    10. Declaração de concordância com as políticas de armazenamento e gestão de dados do PGCS (Anexo IX).
    11. Tabela contida no Anexo V - Pontuação de Currículo preenchida.
      1. A tabela contida no Anexo V - Pontuação de Currículo, uma vez preenchida pelo/a candidato/a, será rigorosamente conferida pela Comissão Examinadora na Etapa 3 - Avaliação de Currículo.

CRONOGRAMA

Ativida de

Data

Horário

Lançamento do Edital

06/08/2024

22h

Período de Inscrições

09/09 a 13/10/2024

22h

Divulgação do resultado do pedido de inscrição

16/10/2024

22h

Pedido de recurso ao resultado das inscrições indeferidas

17 a 18/10/2024

22h

Resultado final do pedido de inscrição

21/10/2024

22h

Resultado da avaliação dos Projetos de Pesquisa

04/11/2024

22h

Pedido de recurso ao resultado da avaliação dos Projetos de Pesquisa

05 a 06/11/2024

22h

Resultado dos pedidos de recurso dos Projetos de Pesquisa

11/11/2024

22h

Divulgação do Cronograma de Arguições Orais sobre o Projeto de Pesquisa

12/11/2024

22h

Arguições orais sobre o Projeto de Pesquisa

18 a 20/11/2024

22h

Divulgação dos resultados das arguições orais

21/11/2024

22h

Pedido de recurso aos resultados das arguições orais

22 a 25/11/2024

22h

Resultado dos pedidos de recurso das arguições orais

26/11/2024

22h

Divulgação das avaliações do currículo

02/12/2024

22h

Pedido de recurso ao resultado das notas do currículo

03 e 04/12/2024

22h

Resultado dos pedidos de recurso das notas do currículo

06/12/2024

22h

Resultado final

10/12/2024

22h

Publicação do Parecer Conclusivo do processo seletivo

10/12/2024

22h

Resultado final homologado

A definir

22h

Período de matrícula

A definir

-

Início das aulas em 2025

A definir

-

Contato e sítio de divulgação dos resultados e comunicações:

pgcsufes [at] gmail.com e

https://cienciassociais.ufes.br/pt-br/pos-gra duacao/PGCS

Quadro de Vagas

Docente

Número de vagas oferecidas

1 -Adelia Maria Miglievich Ribeiro

01

2 - Aline Trigueiro

02

3 - Cristiana Losekann

01

4 - Eliana Santos Junqueira Creado

01

5 - Euzeneia Carlos

01

7 - Manuela Vieira Blanc

01

8 - Marcelo Martins Vieira

01

9 - Marcelo Fetz de Almeida

01

10 - Maria Cristina Dadalto

01

11- Maro Lara Martins

01

12 - Marta Zorzal e Silva

01

13 - Maurício Yoshida Izumi

01

14 - Nicole Soares

01

15 - Osvaldo Martins de Oliveira

01

16 - Patrícia Pereira Pavesi

01

 

Total:

 

16 vagas

 

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