Egressos
Egressos:
Os egressos do PGCS distinguem-se pela formação ampla e qualificada para a execução de atividades de pesquisa e de recursos humanos nas disciplinas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, e interfaces.
Ao longo do curso, os alunos recebem uma formação caracterizada por uma visão ampla da grande diversidade temática nas ciências sociais, com a ênfase nas linhas de pesquisas do PPG. Têm-se as disciplinas obrigatórias de caráter teórico-epistemológico-metodológico. Em seguida, as disciplinas optativas, equanimemente ofertadas por professores das 3 (três) linhas de pesquisa do PPG. As disciplinas combinam temas gerais no campo, proporcionando aos alunos o entrosamento com as principais e atualizadas referências internacionais e nacionais ao lado das problemáticas suscitadas pelas teses e dissertação dos alunos, que variam desde o desafio das novas epistemes nas ciências sociais e ontologias outras, o pensamento brasileiro e latino-americano até as problemáticas regionais que envolvem as questões ambientais e culturais, a sociedade civil, as estratégias de governança e governabilidade, de maneira a atender demandas singulares dos pós-graduandos que pesquisam dinâmicas e atores sociais a partir do Espírito Santo e macrorregião.
Tal qualificação resulta na constituição de profissionais capacitados a atuar em docência, na pesquisa e em extensão – seja essa na academia, em órgãos públicos, instituições sem fins lucrativos ou em empresas privadas.
Nessa composição, o PGCS ressalta a responsabilidade ética que envolve o papel de um mestre/doutor em Ciências Sociais lidando com processos de múltiplas complexidades e, às vezes com situações de perdas e sofrimento social, como no caso dos desastres ambientais, da violência e genocídios urbanos e da resistência dos povos tradicionais.
É crescente o número de egressos do PGCS que, de forma contínua, são absorvidos regional ou nacionalmente como quadros qualificados em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão, consultorias e assessorias.
O acompanhamento da trajetória dos egressos formados no PGCS é realizado anualmente.
Acompanhamento de Egressos
A trajetória dos mestres formados na instituição desde sua criação vem sendo acompanhada de maneira menos formal a partir de 2016, e dos doutores, desde 2023.
Para tal, o Programa criou uma ferramenta de acompanhamento mais sistemático, com os objetivos:
1) observar o percurso dos egressos;
2) preparar-se para os novos desafios acadêmicos que se impõem com as mudanças sociais e com as novas ferramentas de avaliação do sistema de pós-graduação no Brasil;
3) trabalhar no sentido de consolidação do PGCS, visibilidade e progressiva atração de estudantes na e para além da macrorregião.
Para tanto, um formulário de pesquisa (google forms) é enviado por meio eletrônico aos discentes egressos. O objetivo é aferir a qualidade do programa e o cumprimento das metas de formação dos alunos com vistas a desempenhar as funções para as quais foram preparados ao longo da pós-graduação.
A pesquisa com os discentes busca atender os seguintes objetivos específicos:
a) Obter informações sobre como, na opinião dos egressos, o PGCS os preparou os alunos para o melhor desempenho de atividades em seu respectivo campo de atuação;
b) Desenvolver e manter informações atualizadas sobre os egressos do Programa;
c) Concretizar o perfil desejado de egresso presente no Projeto Pedagógico do Programa aprimorando-o e adequando-o, quando necessário, às exigências da atualidade;
d) Recolher informações sobre as ações dos egressos em seu campo de atuação profissional, notadamente sobre o índice de ocupação, assim como proceder a sua divulgação;
e) Manter e reforçar o vínculo institucional dos ex-alunos com a comunidade docente e discente;
f) Avaliar o desempenho da instituição através do acompanhamento da vida profissional dos egressos.
Dentre as atividades listadas pelos egressos, temos 1) aquelas que demonstram a inserção profissional dos nossos ex-alunos como professores da rede pública municipal, estadual e federal de ensino; 2) da rede privada de ensino; 3) em consultorias; 4) órgãos públicos municipais, federais e estaduais; 5) em empresas privadas; 6) no chamado terceiro setor.