Notícias

ARTIGO: Partidos, governo e legislativo nas disputas do Orçamento Participativo: uma análise comparativa

De autoria da profa. Luciana Andressa Martins de Souza (do DCSO e do PGCS), o artigo é resultado de pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no Núcleo Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDAC-Cebrap), com apoio da Fapesp  (Processo Fapesp 12/21434-6).  

Resumo: o artigo amplia a discussão acerca das disputas entre o Orçamento Participativo (OP), os partidos e os atores políticos locais, ao apresentar uma análise sistemática e diacrônica dos impactos da composição de forças dos partidos governistas e oposicionistas, delineadas no âmbito da arena eleitoral, sobre a adoção, durabilidade, interrupção e o fim dessa inovação democrática, assim como sobre os seus distintos graus de institucionalização. Para tanto, analisamos três pares contrafactuais de municípios com características majoritariamente semelhantes, a saber: São Carlos e Piracicaba; Rio Claro e Leme; Matão e Sertãozinho. Esses pares se diferenciam pelo partido que esteve à frente da iniciativa do OP (PT e outros partidos). Os resultados revelam um universo pouco explorado e passível de ser replicado em outros contextos, contribuindo tanto para a ampliação do debate acerca do papel do Legislativo no grau de institucionalização de instituições participativas quanto para o aprimoramento dessa agenda de pesquisa. 

ANPOCS - Chamada para submissão de trabalho ao SPG de Estudos Legislativos

O Simpósio de Pesquisa Pós-Graduada visa contribuir teórica e empiricamente para a área de estudos legislativos, a qual dedica-se à pesquisa do processo decisório e da atuação e comportamento de partidos e indivíduos nas casas legislativas. Serão aceitos tanto trabalhos que adotem uma perspectiva comparada quanto aqueles que enfoquem um legislativo em particular, seja ele a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, assembleias legislativas estaduais e municipais, bem como assembleias representativas do mundo todo. Serão consideradas as seguintes temáticas: (a) as atividades e o comportamento dos atores políticos internamente ao parlamento e suas conexões externas, (b) a atuação dos partidos políticos em assembleias representativas, (c) a carreira dos legisladores, (d) as interações do Poder Legislativo com outros poderes e instituições políticas, (e) a definição da agenda legislativa e o processo legislativo, e (f) a criação e transformação de instituições legislativas formais e informais. Dado o cenário atual de desconfiança com as instituições representativas, este SPG será também um espaço para debatermos o papel e a atuação do legislativo frente outras instituições políticas.
 
Por favor, circulem esta chamada.
Agradecemos desde já.
 
Danilo Medeiros (CEBRAP) e Maurício Izumi (UFES)

Nota de solidariedade

O Departamento, o Programa de Pós-Graduação e o curso de Ciências Sociais lamentam profundamente as perdas recentes de parentes de nossos professores, técnicos e alunos. São pais, mães, irmãos, irmãs, filhas, filhos, avós e avôs, companheiras e companheiros que farão muita falta a pessoas muito queridas por todos nós. Nossa solidariedade às famílias.
Ratificamos a importância do SUS, da educação pública e da ciência para o enfrentamento da pandemia em curso.

Cadecs - chamada para artigo

 

O Caderno Eletrônico de Ciências Sociais (Cadecs) convida os interessados a submeterem artigos ao periódico.  Além de receber artigos para dossiês, a revista também aceita artigos de submissão livre, em qualquer tempo, para avaliação e posterior publicação.

Viste nosso site: www.periodicos.ufes.br/cadecs

Ajude-nos a divulgar esta chamada.

Dossiê Simbiótica: Ciência Social Computacional: um novo paradigma para as Ciências Sociais?

 

A Simbiótica apresenta chamada de artigos para o dossiê Ciência Social Computacional: um novo paradigma para as Ciências Sociais?

Convidamos vocês para o envio de trabalhos e solicitamos a sua colaboração no encaminhamento da cópia do texto informativo e links que seguem abaixo para a sua lista de mailing, favorecendo assim que a chamada chegue a pesquisadores que tenham trabalhos alinhados à temática do Dossiê.

Patrícia Pavesi e Julio Valentim (organizadores do Dossiê)

__________________________________________________

Ementa: A banalização de tecnologias em nossa vida cotidiana criou volumes sem precedentes de dados sobre nossos comportamentos em sociedade. Esse “Big Data” abriu novas oportunidades estimulantes para cientistas sociais trabalharem em direção a uma compreensão ao mesmo tempo quantitativa, qualitativa e computacional de sistemas sociais complexos. Neste cenário surge uma nova disciplina conhecida como Ciência Social Computacional (CSC), uma investigação multidisciplinar do universo social em várias escalas, desde atores individuais até os maiores agrupamentos.

Em um mundo de crises financeiras, ciclos de protestos cada vez mais frequentes, pandemias, canais de comunicação inteiramente novos e padrões inéditos de comportamento, a CSC surge, como um campo emergente nas Ciências Sociais, de uma clara urgência por uma maior compreensão da complexidade de nossa sociedade global interconectada e da capacidade de aplicar os conhecimentos globais e locais gerados por ela nas decisões políticas. 

Este dossiê da Revista Simbiótica solicita submissões que tratem das questões e tensões epistêmicas que emergem nesse novo campo de investigação, mas também aquelas que buscam novas maneiras de pensar propositiva e criticamente as pesquisas e metodologias de Ciência Social Computacional em termos empíricos, teóricos e analíticos.

Serão aceitas contribuições inéditas resultantes de pesquisas envolvendo equipes multidisciplinares em português, espanhol e inglês, abrangendo os campos das  Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Ciência de Dados Sociais, Humanidades Digitais,  Cibercultura, Estudos Culturais, Comunicação, Estudos de Mídia, Psicologia Social, História,  Linguística, Arte com Big Data, Epistemologia, Ciência de Dados e outros. Estamos particularmente ansiosos por pesquisas relatando a aplicação de métodos computacionais em todas as áreas das ciências humanas e sociais. 

Clique no link abaixo para ver na íntegra a chamada pública de inscrição de trabalhos em português, inglês e espanhol e descobrir se sua área ou problema de pesquisa estão contemplados.

https://periodicos.ufes.br/simbiotica/announcement

Calendário de Reuniões do Colegiado

A coordenação do PGCS torna público o calendário de reuniões do colegiado do ano de 2021.

Link permanente para a reunião: https://meet.google.com/jvj-uyto-veo

Resultado Definitivo do Processo Seletivo - Edital 74/2020

A Comissão de Seleção divulga o Resultado Definitivo, após prazo recursal, do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais -  Edital 74/2020.

Confira aqui o resultado.

Ciclo de debates: O Brasil como problema

Prestigie o Ciclo de Debates: O Brasil como problema, organizado pela UnB.

Programa especial de extensão: Darcy Ribeiro e a UnB.

O evento ocorrerá neste dia 26/02, das 10h às 12h e conta com a presença da profa. Adélia Miglievich-Ribeiro (PGCS) além de outras professoras.

Clique aqui para ver o endereço do evento.

 

 

Resultado Final do Processo Seletivo - Edital 74/2020

A Comissão de Seleção divulga o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais -  Edital 74/2020.

Confira aqui o resultado.

Resultado provisório da prova de Aptidão Didática - Edital 74/2020

A Comissão de Seleção divulgou o Resultado Provisório da Prova de Aptidão Didática do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto do Departamento de Ciências Sociais -  Edital 74/2020.

Confira aqui o resultado.

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910