RECONHECIMENTO DOS ALUNOS SURDOS DO ENSINO SUPERIOR NA UFES

Nome: ARIANY DOS SANTOS

Data de publicação: 14/08/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CRISTIANA LOSEKANN Examinador Interno
IGOR SUZANO MACHADO Presidente
MARIANE STUMPF Examinador Externo

Resumo: Nesta pesquisa, temos por premissa de estudo, investigar as situações de desrespeito no
que se refere ao reconhecimento, como também o oferecimento de oportunidades aos
estudantes surdos de forma inclusiva, com acessibilidade no ensino superior na
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Temos como base, sobretudo, a garantia
à educacional, voltada para o cumprimento dos regimentos legais composta em nossa
Constituição Federal de 1988 em prol da inclusão dos alunos surdos na UFES. Trazemos
aqui, como um dos referenciais teóricos a “Teoria do Reconhecimento” por Axel
Honneth, discutido por Will Kymlicka, entre outros filósofos no que refere à busca do
interconhecimento dos alunos surdos, como funciona a ação em educar estes aprendizes
nos estudos acadêmicos, à compreensão por nossa tradição da cultura desses sujeitos, nas
diferentes formas de adaptação para que possa de fato haver equidade e respeito às suas
diferenças e culturas diferentes. As reflexões que conduzimos, nos possibilitam apontar
quais situações esse aluno surdo, vivenciou ou ainda vivencia acerca do processo de
formação educacional, dentro da UFES. O que pode auxiliar-nos, a repensar como esse
sujeito deve ser reconhecido, compreendido e assistido, como lhes é garantido por lei,
com base na perspectiva da equidade, em sua permanência durante o período de formação
e especialização, no que se refere à educação de surdos. A partir disso, observarmos se,
as condições sociais e políticas, estão de fato dispostas e comprometidas a assumir e
colaborar com essa população, embora minoria, estejam, de fato vistos com
reconhecimento linguisticamente e valorizado, portanto, de forma social e digna
viabilizando assim seus direitos na vida acadêmica.

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