O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O evento

ATIVIDADES PROPOSTAS:

1. Conferência de abertura:

Tema: O Brasil no Século XXI na perspectiva das Ciências Sociais. Contará com a presença do conferencista Dr. Marcos Ferreira da Costa Lima do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Recife-UFPE

2 – Fóruns Temáticos

Os fóruns temáticos visam propiciar encontro entre professores e alunos dos programas de pós-graduação e de graduação em Ciências Sociais da UFES e de demais Instituições de Ensino do ES com a finalidade de estabelecer a interlocução e a divulgação do que vem sendo produzido no âmbito das Ciências Sociais no ES, visando trocas de experiências, assim como estabelecer condições de maior aproximação e aprofundamento dos temas em discussão no campo durante o evento.

2.1 – Fórum Temático -01 – Pesquisa, Extensão e Projetos em Andamento

Tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisas e atividades de extensão realizadas no âmbito das Ciências Sociais, nos últimos anos, assim como divulgar projetos de pesquisa e de extensão que estão em execução.

2.2 – Fórum Temático -02 – Teses recentes produzidas no âmbito das Ciências Sociais

Visa apresentar teses que foram defendidas nos últimos anos sobre temas diversos tendo as ciências sociais como referencial teórico analítico.

3 – Grupos de trabalho constituídos a partir de sete eixos temáticos:

O objetivo será reunir e debater trabalhos de autoria de pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e graduados. A seleção dos trabalhos a serem apresentados neste espaço ocorrerá mediante critérios estabelecidos por esta chamada pública para inscrição de trabalhos no evento e sua avaliação estará sob a incumbência dos coordenadores de cada grupo de trabalho, abaixo relacionados.

GT-01 – Ambientalismo e Ruralidades

Coordenação: Elaine de Azevedo e André Michelato

Conflitos e riscos ambientais nos meios urbano e rural; Sistemas agroalimentares sustentáveis; Relação campo-cidade e os sistemas de comercialização local; e Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e de Agricultura Familiar

GT-02 - Urbanidades: Identidades, modos de vida, conflitos urbanos e violências

Coordenação: Maria Cristina Dadalto, Sandra Costa e Vinícius Lorde (IFES/Guarapari)

O intuito do GT será o de discutir as implicações da experiência urbana na contemporaneidade. Assim, abordará temas diversos, mas relacionados como sociabilidade e conflito; estilos de vida e mediações; identidades, territorialidades, fluxos sociais e mobilidade humana.

GT-03 – Sociedades, Culturas e Processos Educativos

Coordenação: Celeste Ciccarone e Osvaldo Martins de Oliveira

Nas interfaces entre Ciências Sociais e Educação problematizar a diversidade  tendo como foco os  saberes transmitidos nos processos e práticas sociais educativas,  nas políticas publicas  educacionais  especificas e no  ensino de ciências sociais em diferentes níveis.  Propõe-se debater estudos e investigações inspiradas na etnografia sobre estes processos no campo das relações étnico-raciais, da educação indígena  e  de comunidades tradicionais no Brasil

GT-04 - Movimentos Sociais e Participação

Coordenação: Euzeneia Carlos do Nascimento e Cristiana Losekann

As recentes mobilizações da sociedade civil no Brasil nos colocam frente a desafios teóricos e empíricos e incentivam novas questões para o debate, como: a participação e a atuação em espaços institucionais e não-institucionais; a relação com os governos de esquerda; as condições de autonomia, oposição e crítica ao Estado e processos intra-movimento; os protestos, os novos atores em cena e as novas formas de ação coletiva; a questão do financiamento; as dificuldades de lidar com múltiplos temas e demandas e as novas possibilidades de enquadramento para a ação coletiva. Ao mesmo tempo, a complexificação das relações entre sociedade civil e Estado nos arranjos participativos de elaboração e gestão de políticas públicas desafiam categorias analíticas consagradas e incentivam estudos acerca: das dinâmicas de participação e de representação nas inovações institucionais; das interações socioestatais na produção das políticas públicas; e dos impactos da participação institucional seja na ação coletiva seja nas políticas.  Este GT busca incentivar trabalhos tanto teóricos quanto empíricos e valorizar a diversidade nas abordagens analíticas e metodológicas acerca da temática dos movimentos sociais e da participação.

GT-05 – Religião e Sociedade no Brasil

Coordenação: Sônia Missagia Matos (DCSO-UFES), Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES) e Osvaldo Luis Ribeiro (FUV)

O objetivo é incluir trabalhos que reflitam sobre temas como Direitos Humanos e Liberdade Religiosa. Relações políticas, institucionais e culturais entre o Estado, as instituições religiosas e os multivariados setores da sociedade; ênfase nas relações conflitivas entre a democracia (experiências democráticas da civilização ocidental) e o papel da religião (dimensão religiosa) na própria constituição do espaço público.

GT-06 - Estado, representação e instituições políticas

Coordenação: Paulo Magalhães Araújo e Mauro Petersem Domingues

Partidos, eleições e representação; controles democráticos institucionais; trajetória e perfil dos agentes políticos e suas conexões com a democracia; parlamentos, parlamentares e produção legislativa; relações entre poderes e seus efeitos políticos.

GT-07 - Antropologia: reconhecendo outros agentes no mundo?

Coordenação: Eliana Creado e Patrícia Pavesi

O objetivo é incluir trabalhos que reflitam sobre o como incluir as mais variadas formas de agência possíveis, em seus entrecruzamentos, no âmbito da análise e da escrita antropológicas. Igualmente, visa-se focar a análise sobre quais as abordagens teóricas disponíveis para tal, em seus limites e possibilidades, sejam elas clássicas ou contemporâneas.

Propõe o desafio o pensar no como se conjugar a reflexão sobre a agência humana às interações que seres humanos estabelecem com seres não-humanos, categoria entendida amplamente, de modo a englobar seres sobrenaturais, maquínicos e outras espécies de animais. Estudos em Ciência e Tecnologia serão muito bem vindos; bem como discussões mais epistemológicas ou que versem sobre ontologias múltiplas.

As análises e reflexões deverão possuir inspiração Antropológica ou um diálogo com esta disciplina, embora não necessariamente precisem restringir-se a ela.

Textos mais experimentais que visem pensar os temas acima em seus reflexos dentro da produção da escrita etnográfica ou, de modo mais amplo, científica, também serão contribuições relevantes.

GT-08 - Desenvolvimento e Conflitos socioambientais.

Coordenação: Aline Trigueiro (PGCS) e Winifred Knox(PGCS)

O objetivo do GT será o de discutir trabalhos que reflitam sobre temas como conflitos socioambientais; vulnerabilidade; (in)justiça ambiental; populações impactadas por grandes projetos de desenvolvimento; (neo)desenvolvimentismo.

 

4 – Atividades do Organon e Minicursos

4.1 - Atividades do Organon:

Projeto de Extensão que tem como objetivo identificar e dar visibilidade aos grupos que lutam por direitos humanos no estado do Espírito Santo. Busca, também, aproximar atores do Estado e da sociedade civil visando à qualificação das políticas públicas na área. Para tanto, propõe a divulgação dos instrumentos institucionais participativos e de acesso à justiça existentes, além de fomentar o encontro e o compartilhamento das 'visões de mundo' de grupos da sociedade civil e entre estes e o Estado

4.2 - Minicursos:

Os minicursos visam apresentar aos alunos oportunidades de iniciação ou de ampliação de conhecimentos em campos temáticos relacionados às ciências sociais.

Minicurso-01: Métodos Quantitativos aplicado às Ciências Sociais

Professor Responsável: Dr. Helio Zanquetto (PPGADM- UFES),

Ementa: O minicurso tem como objetivo apresentar aos alunos os princípios básicos inerentes utilização de gráficos, tabelas e análises estatísticas como ferramentas de pesquisa em ciências sociais.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifMinicurso-02 — Teorias Sociológicas da Criminalidade

Professor Responsável: Deivison Sousa Cruz (IJSN)

Ementa: O minicurso tem como objetivo apresentar as principais teorias sociais da criminalidade. Teorias diversas são mobilizadas para explicar uma diversidade de crimes e do comportamento delituoso. A intenção é propiciar ferramentas analíticas que auxiliem a identificar que tipos de crimes e quais contextos são mais bem explicados por uma ou outra teoria, e que tipo de política pública melhor se ajusta a cada diagnóstico. As teorias sociológicas abordadas darão ênfase maior à criminalidade comum do que a crimes corporativos e de corrupção institucional. Esse viés justifica-se devido à desproporcionalidade entre esses crimes e a percepção de impacto dos mesmos na ordem social. 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.