Etnografia Computacional dos Agenciamentos do Cerco Inteligente de Cariacica/ES: governança Algorítmica, política de ados, desejos, máquinas, multiplicidade e fluxos

Resumo: A adoção de políticas de videomonitoramento urbano tem se tornado uma tendência global. O projeto Cerco Inteligente de Cariacica é o maior sistema do Espírito Santo, permitindo a monitoração de locais sem câmeras por meio de dispositivos móveis, é é integrado a um sistema nacional e trabalha em parceria com cercos eletrônicos de outros municípios do estado.

No entanto, a implantação desses sistemas gera preocupações sobre a construção de identidades algorítmicas e possíveis vieses algorítmicos. Além disso, políticas de videomonitoramento urbano podem gerar divisões sociais e limitar as possibilidades de agência e produção de novas formas de vida.
Diante dessas questões, a pesquisa tem como objetivo analisar a política de dados adotada pela Prefeitura de Cariacica na implementação da Central de Videomonitoramento e cerco eletrônico e á forma como ela responde às exigências éticas quanto à garantia da explicabilidade e controle de vieses em sistemas de inteligência artificial, às transparência das metodologias de coleta, armazenamento e gestão de dados e à participação da comunidade e dos cidadãos na definição das políticas de videomonitoramento

A pesquisa empregará a Etnografia Computacional dos Agenciamentos, combinando métodos computacionais com teorias e metodologias das Ciências Sociais. Serão realizadas três fases: composição da base de dados, modelagem computacional e fase especulativa. Serão coletados dados por meio de recursos computacionais, observação participante, e serão utilizados algoritmos, modelos estatísticos e ferramentas de visualização para análise dos dados.

A abordagem teórica baseia-se na teoria do agenciamento e nas dinâmicas sociais molares de Deleuze e Guattari, explorando as interações entre entidades humanas e não humanas no videomonitoramento urbano e analisando as relações entre os sistemas de vigilância, as instituições governamentais, a comunidade e os cidadãos, com ênfase na participação e influência na definição das políticas.

Data de início: 2023-04-03
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Patrícia Pereira Pavesi
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910