Incubadora de Pesquisas Deep Social Lab

Resumo: O objetivo da Deep Social Lab é se estabelecer como uma Incubadora de Pesquisa de excelência e internacionalmente colaborativa na área de Ciência Social Computacional, um campo emergente de pesquisas multidisciplinares que busca aplicar métodos e metodologias computacionais na investigação e análise de fenômenos e problemas sociais, culturais, econômicos e políticos.

Acreditamos que a banalização de tecnologias em nossa vida cotidiana criou volumes sem precedentes de dados sobre nossos comportamentos em sociedade. Esse “Big Data” abriu novas oportunidades estimulantes para cientistas sociais trabalharem em direção a uma compreensão ao mesmo tempo quantitativa e qualitativa de sistemas sociais complexos.

Neste cenário surge essa nova disciplina conhecida como Ciência Social Computacional (CSC), uma investigação multidisciplinar que produz pesquisas, ao mesmo tempo empíricas, analíticas e teóricas, do universo social em várias escalas, desde atores individuais até os maiores agrupamentos.

Depois de mais de dois anos pesquisando sobre CSC e aplicando seus métodos computacionais em suas próprias pesquisas, os fundadores da Deep Social Lab entenderam que alguns fenômenos sociais e questões mal resolvidas dentro das Ciências Sociais só podem ser devidamente interpretados e atenuadas com ferramentas computacionais.

Decidiram, então, que já era o momento de compartilhar com outros pesquisadores e alunos o que aprenderam. No lugar do modelo tradicional de núcleo, grupo ou laboratório de pesquisa, optaram por um processo inovador chamado Incubação de Pesquisas, já aplicado em universidades de renome nos EUA, Holanda, Alemanha, Itália e outros países.

É uma iniciativa inspirada na ideia de incubadoras de startups que já aceleram a inovação de empresas em ambientes acadêmicos. A diferença é que a Deep Social Lab busca incubar projetos de pesquisa socialmente relevantes, não negócios. Projetos de pesquisa - de alta qualidade, de alto impacto social e inovadores que contribuam para transformar a prática governamental e a qualidade de vida dos cidadãos - tocados por equipes formadas por uma sinergia de pesquisadores de áreas científicas diferentes, não por pesquisadores individuais ou grupos de pesquisadores ligados apenas a um campo científico específico.

Aqui no Brasil, até o momento, não conseguimos mapear nenhuma iniciativa de criação de uma incubadora de pesquisa, muito menos no campo emergente da CSC. Tudo indica que o Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade da Federal do Espírito Santo será o pioneiro neste tipo de inovação proposta pela Deep Social Lab, cujo lançamento está programado para maio deste ano (2021).

Além de ajudar a trazer para o país as pesquisas de CSC e a inovação do modelo de Incubação de Pesquisa para implementá-las, a Deep Social Lab busca, sobretudo, fortalecer o PPGCS-UFES ao atrair para ele pesquisadores talentosos, do Brasil e do mundo, interessados em iniciar projetos de pesquisa de CSC em seu mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Temos como meta a formação de um grupo, composto por professores, alunos e pesquisadores, que busca desenvolver habilidades computacionais de pesquisa por meio do processo de construção de análises e respostas a diversos problemas sociais e políticos emergentes e emergenciais. Nosso propósito é ser uma incubadora de pesquisa reconhecida, nacional e internacionalmente, por desenvolver conhecimento e executar projetos social e cientificamente transformadores. Queremos atuar como um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de pequenos e grandes projetos deste tipo, por meio da formação complementar do pesquisador em aspectos técnicos e metodológicos da CSC.

A Deep Social Lab está sendo criada para incentivar a pesquisa e publicação de trabalhos em CSC entre estudantes e pesquisadores. Queremos ajudar alunos de iniciação científica e pós-graduação a desenvolverem um interesse precoce e habilidade para conduzir pesquisas de CSC com o objetivo de continuar a fazer novas pesquisas no campo ao longo de suas carreiras. Nosso intuito é permitir que os alunos iniciem ou consolidem sua carreira como pesquisadores, combinando os conhecimentos adquiridos no currículo geral de sua área de conhecimento com os processos de desenvolvimento de um projeto de pesquisa em CSC.

Buscamos desenvolver uma comunidade multiprofissional de pesquisadores de alto calibre em todos os estágios da carreira acadêmica, liderando as pesquisas que podem antecipar e resolver os desafios da prática em CSC. Só assim conseguiremos formar multiplicadores e oferecer mais treinamento e aumentar a produção de pesquisas em CSC, visando reduzir as grandes lacunas que separam os países desenvolvidos do mundo e os países em desenvolvimento da América Latina. Queremos criar e desenvolver uma força de pesquisa multidisciplinar e altamente qualificada em CSC que, através da simulação de situações operacionais reais, possa trabalhar nos domínios acadêmico, governamental e comercial.

Nossa meta é aumentar a capacidade de investigação e treinamento de lideranças futuras no campo da CSC, que irão moldar e entregar pesquisas com um foco particular nos desafios mais urgentes que enfrentamos como sociedade. E só conseguiremos isso integrando a compreensão da CSC em todos os domínios de políticas e disciplinas acadêmicas e avançando na incubação de pesquisas rigorosas, transparentes e baseadas em evidências. A Deep Social Lab quer se tornar um ambiente de gestão de pesquisas colaborativas de alta qualidade, reconhecendo a riqueza de talentos profissionais e científicos em diversas áreas acadêmicas.

Buscaremos formar uma equipe de pesquisadores altamente treinados que possa auxiliar em muitos aspectos das pesquisas incubadas e apoiar os esforços da comunidade para se engajar em pesquisas inovadoras. Também nos permitirá promover uma rede interdepartamental, a cooperação interdisciplinar e a identificação de tópicos comuns de pesquisa relevantes em uma estrutura inovadora para a ciência e a pesquisa.

Assim, não buscamos apenas construir capital intelectual e know-how tecnológico, mas também produzir inovação de ponta. A Deep Social Lab nasce para apoiar a investigação em Ciências Sociais e permitir que jovens pesquisadores adquiram as competências para desenvolver propostas de projetos de pesquisa de qualidade em CSC e relevantes para a discussão e adoção de políticas públicas e programas sociais, educacionais e culturais no Espírito Santo.

Ao alcançar a excelência em pesquisa internacional e visibilidade, a Deep Social Lab se esforçará para que não apenas a UFES e parceiros se beneficiem do projeto, mas também buscará se estabelecer como um modelo de excelência em pesquisa e um catalisador para impulsionar a indústria local, regional e nacional e o desenvolvimento econômico do país.

Data de início: 2021-04-08
Prazo (meses): 60