Rimbaud
Um Subalterno Híbrido em Contexto Pós Colonial?
Nome: LOHAINE JARDIM BARBOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/03/2011
Orientador:
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Papel |
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MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES | Orientador |
Banca:
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Papel |
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CELESTE CICCARONE | Suplente Interno |
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES | Orientador |
SONIA MISSAGIA MATOS | Examinador Interno |
Resumo: Esse trabalho visa produzir reflexões sobre subalternidade e hibridização, a partir de uma leitura indiciária da obra e vida de Arthur Rimbaud, cujo objetivo maior é desvendar o seu silêncio e afastamento da poesia enquanto indícios de uma atitude de ruptura e conflito interno e externo. No primeiro capítulo, construindo um campo de visões/enunciações da subalternidade presentes em suas obras. Destaco o ocidente subalterno, propondo a leitura da "enunciação poética" de Rimbaud enquanto uma enunciação subalterna em contexto colonial. Ao discutir o poeta hibrido, proponho a noção de subjetividade subalterna e enfatizo a importância das teorias que tratam dos processos de hibridação para uma melhor compreensão dos complexos fenômenos de formação e transformação das subjetividades em condições de subalternidade, buscando respostas para as seguintes questões: o colonialismo pode ser considerado capaz de produzir o mesmo tipo de ruptura observada no contexto pós colonial? Podemos localizar Rimbaud enquanto uma instância histórica de insurgência de um enunciado subalterno localizado num contexto colonial?
Palavras-chave: Subalternidade, hibridização, Colonial.