Mulheres Negras na Docência no Brasil: Desafios e Avanços no Ensino Superior em Universidades Federais
Nome: MARISTELA MEDEIROS FERNANDES
Data de publicação: 17/11/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ANA CAROLINA COSTA DOS ANJOS | Examinador Externo |
| ANA CLAUDIA BORGES CAMPOS | Examinador Interno |
| MARO LARA MARTINS | Presidente |
Resumo: A presente dissertação analisa os desafios enfrentados por mulheres negras no
acesso e permanência na docência em universidades federais brasileiras, bem
como os avanços proporcionados pelas políticas de ações afirmativas.
Historicamente, mulheres negras foram excluídas de espaços acadêmicos e
profissionais, enfrentando barreiras interseccionais de gênero e raça. Embora a
democratização do ensino superior tenha promovido avanços significativos no
acesso de estudantes negras, refletido no aumento do número de discentes
negras conforme dados recentes do Censo da Educação Superior, a presença
de docentes negras permanece limitada. Mesmo depois da criação da Lei nº
12.990/2014, que institui cotas raciais no serviço público federal, e outras
políticas públicas que contribuem para a inclusão étnico-racial no ensino
superior. No entanto, tais medidas ainda não foram suficientes para reverter o
quadro de sub-representação de mulheres negras no corpo docente das
universidades federais. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, visa
compreender os fatores estruturais, institucionais e culturais que dificultam o
ingresso e a ascensão dessas mulheres na carreira docente em universidades
federais, contribuindo para a formulação de políticas voltadas à equidade de
gênero e raça na academia.
