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ECONOMIA COMPARTILHADA: AS RELAÇÕES DE CONFIANÇA ENTRE

DESCONHECIDOS NO AIRBNB

Nome: GUSTAVO COUTINHO BRITO

Data de publicação: 19/12/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FELIPE CAMPO DALL'ORTO Examinador Externo
MARIA CRISTINA DADALTO Presidente
VICTOR REIS MAZZEI Examinador Externo

Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar como são produzidas as relações de
confiança entre desconhecidos na plataforma de hospedagem AirBnb, bem como
analisar a influência da interação nos sistemas de avaliação entre hóspedes e
anfitriões para a construção coletiva e benefício de ambos.
As relações comerciais entre empresas e consumidores têm experimentado
uma grande transformação nos últimos anos. Novas formas de consumo começam a
prosperar e a mudar os rumos da economia, influenciadas pelos avanços tecnológicos
e seus modelos específicos de organização na sociedade, que viabilizam trocas mais
horizontais e concebem maneiras distintas de conexão e de ajuda mútua.
É uma nova dinâmica cultural, impulsionada por uma necessidade de consumo
dita mais consciente e sustentável, com comportamentos e ações que indicam a
tendência cada vez maior de opção pelo acesso ao invés da posse das coisas,
atuando diretamente no rompimento com os modelos de negócio tradicionais e
propiciando grandes implicações comerciais.
E é justamente esta valorização da experiência ante o acúmulo que tem trazido
um novo significado para o ato de consumir. O chamado “consumo colaborativo”, que
dá sustentação ao modelo de economia compartilhada, tornou-se um estilo de vida e
tem como base a troca de serviços e ativos entre os indivíduos, que, com o suporte
das plataformas digitais - propulsoras na construção dessas práticas, passaram a
compartilhar carros, hospedagens, alimentos, tecnologia e muitos outros serviços.
Para prosperarem, porém, os modelos de negócio do consumo colaborativo
requerem alto grau de confiança, um dos pilares dos negócios digitais e elemento
crucial para o processo de comercialização no ambiente virtual. É uma relação que,
na maioria dos casos, ocorre a partir da troca entre desconhecidos, que se ajudam
através de suas interações, criando conexões que podem ser transformadoras.
Neste sentido, o presente estudo investiga os fatores que regem a relação de
confiança entre os usuários do AirBnb e que estimulam as experiências sociais na
plataforma, bem como seus obstáculos na implementação de medidas e tomadas de
decisão.

Palavras-chave: Economia compartilhada; Relações de confiança; Capital Social;
Airbnb; Cibercultura

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