Entre a opy'i e a escola: reflexões sobre a Educação Escolar Indígena e Ensinamentos Tradicionais Guarani Nhãdewa

Nome: GLAUDERTONE ANDRADE BARCELLOS

Data de publicação: 03/12/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARLETE MARIA PINHEIRO SCHUBERT Examinador Externo
ELIANA SANTOS JUNQUEIRA CREADO Presidente
GERSEM JOSÉ DOS SANTOS LUCIANO BANIWA Examinador Externo
OZIRLEI TERESA MARCILINO Examinador Interno
THIAGO ZANOTTI PANCIERI Examinador Externo

Resumo: Este trabalho de pesquisa estuda alguns dos principais aspectos próprios da Educação Tradicional Guarani e os relaciona à Educação Escolar Indígena, institucionalizada pelo Estado, com ênfase no encontro entre a Escola, instituição exógena, e o Arandu, conjunto de práticas e particularidades ancestrais presentificadas no cotidiano Nhãdewa inerentes a essa atividade que, conforme a própria nominação desta proposta de estudo, volta-se especificamente à sabedoria desse grupo étnico. Sendo assim, este estudo se propõe a investigar encontros, caminhadas e transformações dos Guarani Nhãdewa emAracruz - ES. Os encontros, muitas vezes indesejados, dizem respeito aos que decorrem do choque entre formas de se elaborar e transmitir conhecimentos ancestrais e a presença do Estado, personificado na presença da nhëbo'eaty (escola), na comunidade indígena em questão. As caminhadas se referem àquelas que os Guarani (em destaque os Nhãdewa em Aracruz - ES) percorrem com seus sonhos, com suas palavras e com seus corpos-territórios em sua história, a fim de poderem viver suas práticas culturais, o Nhãde Reko (nosso sistema) e, assim, durante as mesmas, se produzirem individualmente e coletivamente. As transformações abordam o conjunto de relações afetivas, simétricas, dinâmicas e interdependentes entre diversos entes presentes nas concepções de mundos Guarani. Nesta pesquisa, realizada junto à comunidade da “Emefi Arandu Retxakã”, localizada no município supracitado, valemo-nos, de modo mais recorrente, do arcabouço teórico que perpassa a concepção de perspectivismo, mas, especialmente, das epistemologias dos Guarani e de outros povos autóctones.

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