Entre a opy'i e a escola: reflexões sobre a Educação Escolar Indígena e Ensinamentos Tradicionais Guarani Nhãdewa
Nome: GLAUDERTONE ANDRADE BARCELLOS
Data de publicação: 03/12/2024
Banca:
Nome | Papel |
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ARLETE MARIA PINHEIRO SCHUBERT | Examinador Externo |
ELIANA SANTOS JUNQUEIRA CREADO | Presidente |
GERSEM JOSÉ DOS SANTOS LUCIANO BANIWA | Examinador Externo |
OZIRLEI TERESA MARCILINO | Examinador Interno |
THIAGO ZANOTTI PANCIERI | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho de pesquisa estuda alguns dos principais aspectos próprios da Educação Tradicional Guarani e os relaciona à Educação Escolar Indígena, institucionalizada pelo Estado, com ênfase no encontro entre a Escola, instituição exógena, e o Arandu, conjunto de práticas e particularidades ancestrais presentificadas no cotidiano Nhãdewa inerentes a essa atividade que, conforme a própria nominação desta proposta de estudo, volta-se especificamente à sabedoria desse grupo étnico. Sendo assim, este estudo se propõe a investigar encontros, caminhadas e transformações dos Guarani Nhãdewa emAracruz - ES. Os encontros, muitas vezes indesejados, dizem respeito aos que decorrem do choque entre formas de se elaborar e transmitir conhecimentos ancestrais e a presença do Estado, personificado na presença da nhëbo'eaty (escola), na comunidade indígena em questão. As caminhadas se referem àquelas que os Guarani (em destaque os Nhãdewa em Aracruz - ES) percorrem com seus sonhos, com suas palavras e com seus corpos-territórios em sua história, a fim de poderem viver suas práticas culturais, o Nhãde Reko (nosso sistema) e, assim, durante as mesmas, se produzirem individualmente e coletivamente. As transformações abordam o conjunto de relações afetivas, simétricas, dinâmicas e interdependentes entre diversos entes presentes nas concepções de mundos Guarani. Nesta pesquisa, realizada junto à comunidade da “Emefi Arandu Retxakã”, localizada no município supracitado, valemo-nos, de modo mais recorrente, do arcabouço teórico que perpassa a concepção de perspectivismo, mas, especialmente, das epistemologias dos Guarani e de outros povos autóctones.