FOTOGRAFIA HUMANISTA: UMA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA
Nome: VIRGILIO CESAR DE MELLO LIBARDI
Data de publicação: 23/10/2024
Banca:
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Papel |
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ALEXANDRE D’AVILA DE ALMEIDA | Examinador Interno |
JIMENA INES GARRIDO | Examinador Externo |
MARCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES | Examinador Interno |
MARIA CATARINA CHITOLINA ZANINI | Examinador Externo |
MARIA CRISTINA DADALTO | Presidente |
Resumo: Este trabalho tem como objeto central a fotografia, com foco nas reflexões e
teorizações voltadas à fotografia humanista, ainda que as ideias desenvolvidas
possam ser adaptadas a uma produção fotográfica mais ampla. O desenvolvimento
da pesquisa partiu da compreensão de que uma abordagem reflexiva enriquece a
investigação, facilitando a apreensão dos afetos e inferências a serem construídas
pelos biografemas. O percurso metodológico e as teorizações buscaram definir a
fotografia a partir de uma perspectiva antropológica, com ênfase na fotografia
humanista. A base conceitual é construída a partir da exploração da minha relação
afetiva com a fotografia, não apenas como produtor e pesquisador, mas, sobretudo,
como espectador e sujeito afetado por esses objetos que mediam intersubjetividades.
Em seguida, apresenta-se uma descrição teórico-ilustrativa das relações sociais
mediadas pelas fotografias, considerando os principais atores: fotógrafo, referente e
espectador. A discussão teórica sobre o nexo fotográfico é então aplicada à análise
das vidas e obras de dois fotógrafos e uma fotógrafa, articuladas por meio de escritas
biografemáticas. Por fim, são apresentados apontamentos sobre as mudanças
provocadas pela transição da imagem fixada por meios químicos para aquela gerada
por sensores eletrônicos e interpretação binária. Essa última seção levanta um
questionamento central sobre a crença na imagem fotográfica, abrindo espaço para
futuras investigações sobre o tecido fotográfico à luz das ciências sociais.