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SABERES TRADICIONAIS E ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE MEMÓRIAS E
TRAJETÓRIAS DE LIDERANÇAS DE UMBANDA

Nome: ELIO PEREIRA FERNANDES

Data de publicação: 01/10/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADERVAL COSTA FILHO Examinador Externo
DIOGO BONADIMAN GOLTARA Examinador Externo
OSVALDO MARTINS DE OLIVEIRA Presidente

Resumo: A presente dissertação é resultado da pesquisa com os terreiros de umbanda localizados na
região metropolitana da Grande Vitória/ES, desenvolvida pelo Projeto Africanidades
Transatlânticas: história, cultura e memórias afro-brasileiras da Universidade Federal do
Espírito Santo (UFES). Neste trabalho apresento as trajetórias de algumas lideranças dos
municípios de Vila Velha e Cariacica. O objetivo foi realizar estudos da relação entre saberes
tradicionais e acadêmicos a partir das memórias e trajetórias de lideranças das comunidades
religiosas de umbanda. O problema pesquisado e analisado foi a partir da seguinte inquietação:
os saberes tradicionais dialogam com a universidade na produção de conhecimento? E os
saberes acadêmicos contribuem nos trabalhos das comunidades tradicionais de terreiros?
Destaco na fundamentação deste projeto as teorias sobre memória, trajetória, saberes, pessoas,
corpo território e encruzilhada, tendo como dados etnográficos as narrativas empíricas de
lideranças de terreiros, tendas e templos de umbanda. Em diálogos com as lideranças dos
territórios sagrados, pude constatar que narrativas, ritos e nomes das casas são formas de re-existência e de criação da memória desses personagens, que estão no campo religioso e que
foram divinizados na cosmologia afro-brasileira. As trajetórias das lideranças demonstram a
relevância dos saberes tradicionais adquiridos junto às entidades e aos mais velhos,
relacionados aos cuidados com a natureza, a cura com as ervas e outros elementos do meio
ambiente. A dissertação analisou também a formação educacional, o racismo e a intolerância
religiosa sofridos pelas lideranças e por integrantes dos terreiros pesquisados.
Palavras-chave: Umbanda, memória afro-brasileira; saberes; trajetórias de lideranças da
umbanda; intolerância religiosa

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