O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM UM INSTITUTO FEDERAL

Nome: ALINE ROCHA BRIDI

Data de publicação: 15/07/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BARBOSA OSORIO SARANDY Presidente
FAGNER CARNIEL Examinador Externo
NICOLE SOARES PINTO Examinador Interno

Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as dinâmicas de violências que englobam a desigualdade de gênero quanto às atividades esportivas consideradas masculinas e femininas, identificar como os estereótipos de gênero se fazem presentes nas práticas esportivas dentro do espaço escolar e verificar o que confere continuidade a tais rótulos na sociedade. Vale salientar que tal trabalho procurará estudar, por meio da etnografia, a abrangência da violência simbólica quanto à pratica do futebol realizada pelos estudantes no processo de socialização da educação. Esta pesquisa confirma que o incentivo para meninos e meninas praticarem atividades esportivas promove seu desenvolvimento. E, ainda, a colaboração entre professores, focada em temáticas sociais e apoiada por uma escola que incentiva essa liberdade pedagógica, é crucial para superar barreiras de gênero, criando um ambiente que encoraja os alunos a desafiar normas que marginalizam as mulheres no esporte e os prepara para promover mudanças na sociedade.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.