AS RELAÇÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM UM INSTITUTO FEDERAL
Nome: ALINE ROCHA BRIDI
Data de publicação: 15/07/2024
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ANDREA BARBOSA OSORIO SARANDY | Presidente |
FAGNER CARNIEL | Examinador Externo |
NICOLE SOARES PINTO | Examinador Interno |
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as dinâmicas de violências que englobam a desigualdade de gênero quanto às atividades esportivas consideradas masculinas e femininas, identificar como os estereótipos de gênero se fazem presentes nas práticas esportivas dentro do espaço escolar e verificar o que confere continuidade a tais rótulos na sociedade. Vale salientar que tal trabalho procurará estudar, por meio da etnografia, a abrangência da violência simbólica quanto à pratica do futebol realizada pelos estudantes no processo de socialização da educação. Esta pesquisa confirma que o incentivo para meninos e meninas praticarem atividades esportivas promove seu desenvolvimento. E, ainda, a colaboração entre professores, focada em temáticas sociais e apoiada por uma escola que incentiva essa liberdade pedagógica, é crucial para superar barreiras de gênero, criando um ambiente que encoraja os alunos a desafiar normas que marginalizam as mulheres no esporte e os prepara para promover mudanças na sociedade.