TERRA DOS ANIMAIS DA FLORESTA: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE HUMANOS E OUTROS SERES NO TERRITÓRIO, E SEUS ARREDORES, OCUPADO PELA RESERVA BIOLÓGICA DE SOORETAMA.

Nome: CLAUDIA FARIAS GOMES DOS SANTOS

Data de publicação: 05/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANA SANTOS JUNQUEIRA CREADO Presidente
LEONARDO BIS DOS SANTOS Examinador Externo
NASHIELI CECILIA RANGEL LOERA Examinador Externo
OSVALDO MARTINS DE OLIVEIRA Examinador Interno
PAULO CESAR SCARIM Examinador Interno

Resumo: Este trabalho se ocupa da análise das relações estabelecidas entre agricultores familiares sooretamenses e outros seres em um território, e suas adjacências, atualmente ocupado pela Reserva Biológica de Sooretama, uma unidade de conservação ambiental, localizada na região norte do estado do Espírito Santo (ES). A discussão promovida está inscrita no campo de estudos das ciências sociais dedicado às relações entre humanos e não-humanos. O trabalho consiste na observação e experienciação dos modos de ser e viver de pessoas humanas que vivem em comunidades rurais próximas a áreas protegidas. Pode-se dizer que nosso interesse está nas peculiaridades e complexidades presentes nas interações humanas com o ambiente.
Trata-se, portanto, de pesquisa de cunho socioambiental que considera a constituição conjunta do mundo, cujo foco é a problemática territorial. Embora não tenha sido nosso objetivo inicial, as análises aqui promovidas permitiram visualizar, ainda, como esses humanos e os não humanos com os quais este território é compartilhado vão constituindo paisagens mais-do-que-
humanas plurais que extrapolam os limites topográficos dessa Reserva Biológica.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910