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“INFLUENCIADORAS DIGITAIS NEGRAS: NARRATIVAS E PROCESSOS DE
CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES”

Nome: SAMILY LOURES DE FREITAS

Data de publicação: 05/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GABRIELA SANTOS ALVES Examinador Interno
MARIA LÚCIA DA SILVA Examinador Externo
OSVALDO MARTINS DE OLIVEIRA Presidente

Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender os processos de construção de identidades
a partir de duas influenciadoras digitais negras, Ana Paula Xongani e Gabi Oliveira.
Para isso, formulou-se a seguinte questão norteadora: as criadoras negras de
conteúdo têm influenciado nos processos de construção das identidades negras dos
seus públicos? Busca-se entender, por um percurso interdisciplinar entre Ciências
Sociais, Comunicação e Psicologia, se ou o quanto os seguidores pretos e pardos
estão sendo incentivados a se entenderem como negros e a construírem a partir disso
suas identidades negras. Para tanto, discute-se a abordagem histórica da população
negra na mídia e o quanto isso contribui para o ativismo digital negro atualmente,
identifica-se a participação de influenciadoras digitais negras nesse movimento, e
discute-se as diferenças de atuação e remuneração entre criadores de conteúdo
negros e brancos. Como procedimentos da pesquisa, adotou-se três: a pesquisa
bibliográfica sobre comunicação digital, identidade, raça e suas relações; análise
socioantropológica dos discursos presentes nos vídeos do Youtube mais viralizados
das influenciadoras; e por fim um levantamento por meio da aplicação de um
questionário na plataforma Google Forms com seguidores negros de diferentes
regiões do Brasil. A partir dos dados coletados neste estudo, é possível afirmar que
as influenciadoras contribuem para as pessoas se perceberem como negras e
interferem na construção de suas identidades. Com isso, identificou-se a produção
das duas influenciadoras digitais negras como um trabalho intelectual, que fomenta
questionamentos na subjetividade dos seus públicos, inclusive por meio de conceitos
acadêmicos implícitos ou explícitos nos discursos.

Palavras-chave: influenciadoras digitais negras; Youtube; ativismo digital;
identidades.

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