Guerreiro Ramos a Luta Contra o Racismo e a Descolonização da Brasilidade

Gustavo Henrique Araujo Forde Examinador Externo
Sandro Jose da Silva Orientador
Sérgio Pereira dos Santos Examinador Externo

Resumo: A presente pesquisa apresenta como objeto a análise sócio histórica brasileira durante o período de maior convulsão social na construção de nossa identidade nacional, a transformação político econômica e as consequências deste processo para a população negra e mestiça, tendo este processo um fenômeno que termina com a consolidação do racismo nacional. Para tanto, oferecemos um breve resgate sócio histórico que corrobora a nossa tese de estruturalidade do racismo, ao mesmo tempo em que nos referenciamos nas obras de Alberto Guerreiro Ramos e o seu enfrentamento político e epistemológico ao racismo, a partir de um projeto de integração sócio econômica do elemento negro na sociedade brasileira. Ao eleger Guerreiro Ramos como referência a este debate, destacamos alguns aspectos que marcam significtivamente a história acadêmica brasileira, antes de tudo, a sua eleição já se justificaria a sua condição de negro, acrescentemos a este, o olhar da nossa intelectualidade sobre a população negra (antropológica ou culturalmente) e as influências transladadas de conceitos e modelos societários advindos da Europa Ocidental e Estados Unidos, e, não menos importante o estágio em que se encontra o desenvolvimento da sociologia em nosso país. A partir do referido quadro conjuntural que apresentamos a constatação da estruturalidade do racismo, o papel das lutas desenvolvidas pelas organizações negras, o papel do Estado na perpetuação do racismo, bem como, o papel que as translações conceituais, já denunciadas especificamente por Guerreiro Ramos na sua obra “A redução sociológica” têm sobre a manutenção e persisitência do racismo na sociedade brasileira.
Palavras-chaves: Guerreiro Ramos, Brasilidade, Racismo

Acesso ao documento