Reflexões Sobre o Controle de Si Versus o Cuidado de Si no Campo da Nutrição

Nome: Marcela Cristina Elias Villela
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/04/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Elaine de Azevedo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Elaine de Azevedo Orientador
Marcelo Fetz de Almeida Examinador Interno
Marle dos Santos Alvarenga Examinador Externo
Pablo Ornelas Rosa Suplente Externo
Patrícia Pereira Pavesi Suplente Interno

Resumo: RESUMO
A ciência da Nutrição situa-se sob o paradigma médico biologicista da área da saúde que entende a patologia como base para atuação desde o diagnóstico, a intervenção e até a prescrição. Baseia sua prática clínica no Nutricionismo, em regras e recomendações oriundas de estudos acadêmicos e estratégias padronizadas de mensuração que classificam e homogeneízam grupos sociais, o que acaba por exercer sobre eles um formato de biopoder; ou seja, o controle de saberes e os estilos de vida dos indivíduos, a fim de que se tornem mais produtivos, atendendo aos interesses neoliberais com implicações de poder que envolvem dimensões de gênero e busca utópica de longevidade e performance/perfeição corporal. Essa pesquisa buscou refletir e problematizar tal abordagem hegemônica da Nutrição, investigando discursos, práticas e estratégias promovidas pelos nutricionistas que atuam na prática clínica e na docência do ensino superior. Trata-se de um estudo de caso exploratório baseado em entrevistas com roteiros semiestruturados, de forma a ilustrar a questão central do trabalho sobre a relação entre o controle de si e o cuidado de si na dinâmica das relações entre o nutricionista e seus interagentes – o paciente e o aluno. O estudo entrevistou seis profissionais de diferentes instituições e de diversos municípios do Espírito Santo. Os resultados foram trabalhados a partir da análise de discurso. A amostra não teve a pretensão de dar respostas, soluções ou promover generalizações mas teve o intuito de ajudar na reflexão de conceitos, abordagens e práticas que podem ser exploradas a fim de que o profissional possa estruturar-se a partir do cuidado de si. Percebeu-se que a prática clínica da nutrição é reflexo da estrutura histórica, educacional e sociocultural na qual os profissionais estão inseridos, ainda que alguns deles consigam promover transformações em sua maneira de atuação. Os desafios são grandes, entretanto, há muitas possibilidades para uma prática humanizada, empática e que se efetiva a partir da interrelação dos atores.
Palavras chave: Cuidado de si; Controle de si; Sociologia da saúde; Alimentação; Nutrição.

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