SOCIABILIDADES e Identidades Homossexuais no Ciberespaço.
Nome: Luiz Carlos da Silva Filho
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/09/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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Patrícia Pereira Pavesi | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Daniela Zanetti | Examinador Externo |
Maria Cristina Dadalto | Examinador Interno |
Mylene Mizrahi | Examinador Externo |
Osvaldo Martins de Oliveira | Suplente Interno |
Patrícia Pereira Pavesi | Orientador |
Resumo: O trabalho trata-se de uma etnografia multi situada que busca observar o consumo, dos gays, mais especificamente, a construção de identidades e sociabilidades entre gays capixabas, sobretudo através do uso da rede social Instagram. Aqui está sendo estudado, através das tematizações das questões de consumo, cultura e identidade, como a ampla utilização das redes sociais pelo grupo que é objeto de estudo nesse trabalho, os homossexuais masculinos, pode acarretar formas específicas de sociabilidade, bem como, pode contribuir na constituição identitária desse grupo. Para isso, busca-se estabelecer possíveis diálogos entre autores da sociologia e da antropologia acerca das categorias que balizam o trabalho, tais como, cultura,
consumo e identidade, além também das questões de gênero e sexualidade, uma vez que, essas categorias analíticas são amplamente utilizadas por diversos pensadores, no campo das ciências sociais, já que, contribuem na compreensão das relações sociais. Entretanto, tais conceitos, são aqui colocados a partir de uma perspectiva de análise do consumo das novas tecnologias de comunicação e informação, através da interação contemporânea das redes sociais, que apresenta efeitos significativos na cultura, bem como, na sociabilidade e identidade do grupo observado.