PRIMAVERA SECUNDARISTA: ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NAS
OCUPAÇÕES DE VITÓRIA - ES EM 2016

Nome: Danielly da Costa Vila Real
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/05/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Euzeneia Carlos Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adelia Maria Miglievich Ribeiro Suplente Interno
Euzeneia Carlos Orientador
Lívia de Cássia Godoi Moraes Examinador Interno
Luciana Andressa Martins de Souza Suplente Externo
Marcelo Kunrath Silva Examinador Externo

Resumo: Buscamos caracterizar o engajamento secundarista em Vitória - ES durante o evento intitulado
pelos estudantes como Primavera Secundarista em 2016, ancorando tal caracterização em duas
dimensões: (1) os padrões organizacionais (observando seus repertórios de organização, de
ação e performances) e (2) os padrões relacionais (analisando as relações entre indivíduo e
esferas da vida, onde são alfabetizados politicamente e como esse conhecimento impulsiona a
constituição de uma identidade militante). A primeira categoria classifica-o como formalizados
ou não formalizados, e a segunda como institucionalizados ou extra-institucionais. Antes da
caracterização do engajamento, este trabalho observa o sujeito que dá vida a esse objeto: as
juventudes secundaristas engajadas. Utilizamos juventudes no plural porque há diferentes
maneiras de ser jovem conforme suas condições de vida e há diferentes oportunidades de
engajamento para o jovem que frequenta a escola. Escolhemos o termo engajamento mesmo
que eles não tenham vínculos contínuos com instituições, porque é assim que se autonomeiam,
não como ativistas pontuais. Num contexto histórico permeado por polêmicas como o Projeto
de Lei 867/2015 intitulado “Escola sem Partido”, a Medida Provisória 746/2016 sobre reforma
do Ensino Médio e a Proposta de Emenda Constitucional 55 instituindo tetos para gastos
públicos, é que emergiram as ações coletivas secundaristas, onde fizemos observações simples
e aplicação de questionários em 7 escolas ocupadas, observação participante em outros dois
atos de rua, dez entrevistas individuais em profundidade e um grupo focal aplicado aos
estudantes de duas escolas selecionadas para um estudo de casos comparados por apresentaram
diferentes perfis organizacionais e relacionais.
Palavras-chave: Engajamento Secundarista. Padrão Organizacional. Padrão Relacional.

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