PRIMAVERA SECUNDARISTA: ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NAS
OCUPAÇÕES DE VITÓRIA - ES EM 2016
Nome: Danielly da Costa Vila Real
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/05/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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Euzeneia Carlos | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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Adelia Maria Miglievich Ribeiro | Suplente Interno |
Euzeneia Carlos | Orientador |
Lívia de Cássia Godoi Moraes | Examinador Interno |
Luciana Andressa Martins de Souza | Suplente Externo |
Marcelo Kunrath Silva | Examinador Externo |
Resumo: Buscamos caracterizar o engajamento secundarista em Vitória - ES durante o evento intitulado
pelos estudantes como Primavera Secundarista em 2016, ancorando tal caracterização em duas
dimensões: (1) os padrões organizacionais (observando seus repertórios de organização, de
ação e performances) e (2) os padrões relacionais (analisando as relações entre indivíduo e
esferas da vida, onde são alfabetizados politicamente e como esse conhecimento impulsiona a
constituição de uma identidade militante). A primeira categoria classifica-o como formalizados
ou não formalizados, e a segunda como institucionalizados ou extra-institucionais. Antes da
caracterização do engajamento, este trabalho observa o sujeito que dá vida a esse objeto: as
juventudes secundaristas engajadas. Utilizamos juventudes no plural porque há diferentes
maneiras de ser jovem conforme suas condições de vida e há diferentes oportunidades de
engajamento para o jovem que frequenta a escola. Escolhemos o termo engajamento mesmo
que eles não tenham vínculos contínuos com instituições, porque é assim que se autonomeiam,
não como ativistas pontuais. Num contexto histórico permeado por polêmicas como o Projeto
de Lei 867/2015 intitulado Escola sem Partido, a Medida Provisória 746/2016 sobre reforma
do Ensino Médio e a Proposta de Emenda Constitucional 55 instituindo tetos para gastos
públicos, é que emergiram as ações coletivas secundaristas, onde fizemos observações simples
e aplicação de questionários em 7 escolas ocupadas, observação participante em outros dois
atos de rua, dez entrevistas individuais em profundidade e um grupo focal aplicado aos
estudantes de duas escolas selecionadas para um estudo de casos comparados por apresentaram
diferentes perfis organizacionais e relacionais.
Palavras-chave: Engajamento Secundarista. Padrão Organizacional. Padrão Relacional.