A Ditadura Militar Brasileira: Diálogos Entre a Sociologia e a Arte Socialmente Engajada

Nome: EVELYN CAMILA DA SILVA PINHEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/03/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALINE TRIGUEIRO VICENTE Examinador Interno
ELAINE DE AZEVEDO Orientador
MARIA CRISTINA DADALTO Suplente Interno
RAQUEL DE OLIVEIRA PEDRO GARBELOTTI Suplente Externo
YIFTAH PELED Examinador Externo

Resumo: RESUMO

Esse trabalho tem como objetivo localizar a Arte Socialmente Engajada (ASE) dentro do campo da Sociologia. Busca-se entender como a Sociologia olhou para a Arte no decorrer da história e o espaço para absorver as possibilidades de engajamento político que a ASE permitiria para a Sociologia. A ASE é entendida aqui como práticas artísticas que permitem críticas sociais, econômicas, ambientais e políticas. Através da ASE, artistas utilizam suas poéticas para construir tais críticas, permitindo a participação e a colaboração de expectadores, além de promover questionamentos sobre o sistema vigente. Nesta análise, o entrelaçamento entre Sociologia e Arte é feito a partir de três importantes momentos: o surgimento da Sociologia da Arte, a transição para a Arte Sociológica e, posteriormente, para a Arte Socialmente Engajada. O recorte histórico de cada momento é particular e percorre diferentes contextos e países, no entanto, para a compreensão da ASE o olhar foi lançado sobre a Ditadura Militar Brasileira e como este momento político foi abordado por artistas visuais como Cildo Meireles, Arthur Barrio, Hélio Oiticica e Antonio Manuel. Atualmente essa poética tem sido abordada pelo artista radicado no Espírito Santo Rafael Pagatini. Duas de suas exposições recentes foram acompanhadas nesta pesquisa. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, através de análise documental e bibliográfica no intuito de compreender a Arte Socialmente Engajada e as possibilidades de diálogo com as Ciências Sociais.

Palavras-chave: arte, ditadura, política, engajamento.

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