Em memória de Flávia Amboss Merçon Leonardo

O Colegiado do curso de Ciências Sociais em conjunto com o DCSO e o PGCS prestam homenagem à Flávia Amboss Merçon Leonardo, nossa querida ex-aluna, professora que foi brutalmente assassinada no atentado fascista ocorrido há três anos (25/11/2022) em Aracruz, contra a Escola Estadual Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Coqueiral. Além de Flávia, foram vítimas fatais desse crime de ódio as professoras Maria da Penha e Cibele, e a estudante Selena.
Flávia trilhou uma trajetória exemplar. Foi uma educadora comprometida com a educação pública, a formação crítica, ética e cidadã; foi também uma brilhante pesquisadora, engajada na luta por justiça socioambiental e em prol dos direitos dos atingidos pelo crime na Bacia do rio Doce (em 2015), tendo sido ela mesma uma das pessoas afetadas enquanto moradora de Regência Augusta.
Em tributo a sua trajetória como educadora, como defensora dos direitos humanos e socioambientais, como uma mulher que acreditava no respeito à vida e na justiça, Flávia recebe uma justa homenagem, o seu nome é agora nome de escola pública de ensino médio na cidade de Vitória-ES. O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabello passa a se chamar Professora Flávia Amboss Merçon Leonardo. A mudança de nome é fruto da publicação da Lei nº 12.609/2025, de autoria da deputada estadual Camila Valadão (PSOL).
Almejamos que o legado da nossa querida Flavinha seja levado adiante pela juventude comprometida e engajada da Escola Flávia Amboss Merçon Leonardo.
Flávia estará sempre presente entre nós.
Link para a FOLHA JP – FAML, conteúdo criado pelos estudantes da Escola Profa. Flávia Amboss Merçon Leonardo para homenagear a memória e história da Flávia.
