Dossiê Simbiótica: Ciência Social Computacional: um novo paradigma para as Ciências Sociais?

 

A Simbiótica apresenta chamada de artigos para o dossiê Ciência Social Computacional: um novo paradigma para as Ciências Sociais?

Convidamos vocês para o envio de trabalhos e solicitamos a sua colaboração no encaminhamento da cópia do texto informativo e links que seguem abaixo para a sua lista de mailing, favorecendo assim que a chamada chegue a pesquisadores que tenham trabalhos alinhados à temática do Dossiê.

Patrícia Pavesi e Julio Valentim (organizadores do Dossiê)

__________________________________________________

Ementa: A banalização de tecnologias em nossa vida cotidiana criou volumes sem precedentes de dados sobre nossos comportamentos em sociedade. Esse “Big Data” abriu novas oportunidades estimulantes para cientistas sociais trabalharem em direção a uma compreensão ao mesmo tempo quantitativa, qualitativa e computacional de sistemas sociais complexos. Neste cenário surge uma nova disciplina conhecida como Ciência Social Computacional (CSC), uma investigação multidisciplinar do universo social em várias escalas, desde atores individuais até os maiores agrupamentos.

Em um mundo de crises financeiras, ciclos de protestos cada vez mais frequentes, pandemias, canais de comunicação inteiramente novos e padrões inéditos de comportamento, a CSC surge, como um campo emergente nas Ciências Sociais, de uma clara urgência por uma maior compreensão da complexidade de nossa sociedade global interconectada e da capacidade de aplicar os conhecimentos globais e locais gerados por ela nas decisões políticas. 

Este dossiê da Revista Simbiótica solicita submissões que tratem das questões e tensões epistêmicas que emergem nesse novo campo de investigação, mas também aquelas que buscam novas maneiras de pensar propositiva e criticamente as pesquisas e metodologias de Ciência Social Computacional em termos empíricos, teóricos e analíticos.

Serão aceitas contribuições inéditas resultantes de pesquisas envolvendo equipes multidisciplinares em português, espanhol e inglês, abrangendo os campos das  Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Ciência de Dados Sociais, Humanidades Digitais,  Cibercultura, Estudos Culturais, Comunicação, Estudos de Mídia, Psicologia Social, História,  Linguística, Arte com Big Data, Epistemologia, Ciência de Dados e outros. Estamos particularmente ansiosos por pesquisas relatando a aplicação de métodos computacionais em todas as áreas das ciências humanas e sociais. 

Clique no link abaixo para ver na íntegra a chamada pública de inscrição de trabalhos em português, inglês e espanhol e descobrir se sua área ou problema de pesquisa estão contemplados.

https://periodicos.ufes.br/simbiotica/announcement

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910