Defesa de dissertação: Pentecostais na política capixaba - representação parlamentar da Igreja Assembleia de Deus nas eleições (2002, 2006, 2010)

Autor: Washington Phillip Spanhol Carneiro

Resumo: A presente dissertação pretendeu observar a organização política da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Espírito Santo no âmbito de sua representação parlamentar no legislativo estadual nas eleições de 2002, 2006 e 2010. Observou-se a relação entre religião e política ressaltando-se a expansão evangélica pentecostal, especificamente o caso da Assembleia de Deus. O estudo parte da ideia de que a escolha de líderes dentro das estruturas institucionais religiosas também pode influenciar escolhas no âmbito da estrutura social como, por exemplo, a escolha de lideranças políticas.

Palavras-chave: Pentecostalismo, Política, Representação Parlamentar.

Data de defesa: 18/10/2013
Local: Sala 3 - Anexo IC II