Processos seletivos

Mestrado em Ciências Sociais

O Mestrado trabalha com ingresso anual, sendo o ano letivo dividido em dois semestres o primeiro de março a julho e o segundo de agosto a dezembro. A seleção costuma ser feita no segundo semestre de cada ano para ingresso em março do ano seguinte. Os dados sobre os requisitos para seleção, período do processo seletivo, data de inscrição, bibliografia para a seleção, datas das provas, número de vagas, etc. são divulgados através de editais anuais.

ATENÇÃO: Recomendamos que os candidatos interessados em participar da seleção providenciem o teste de proficiência em Língua inglesa ou francesa antes do período de inscrição do Processo Seletivo anual.

Uma opção é consultar o Núcleo de Línguas da UFES, que possui seus próprios editais de realização de exames de proficiência -> http://www.nucleodelinguas.ufes.br/

Desde de 2015 o próprio PGCS não implementa prova de proficiência.

Doutorado em Ciências Sociais

O primeiro processo seletivo de alunos para o curso de Doutorado em Ciências Sociais foi realizado entre 2018 e 2019, quando foi selecionada a primeira turma de discentes ingressantes em março de 2019.

Como no caso do Mestrado, o Programa começou a trabalhar com ingresso anual, com o ano letivo dividido em dois semestres: o primeiro de março a julho e o segundo de agosto a dezembro; buscando consolidar a mesma sistemática de processo seletivo a se realizar no segundo semestre de cada ano para ingresso em março do ano seguinte.

Como no mestrado, maiores detalhes sobre cada um dos processos seletivos do Doutorado deverão ser consultados nos editais anuais.

Desde de 2015 o PGCS não implementa diretamente a prova de proficiência.

Aluno especial

Antes do início dos semestres letivos, são realizados editais para processos seletivos de Alunos Especiais no PGCS, tanto para o Mestrado quanto, a partir de 2019, para o Doutorado.

Alunos Especiais são categorizados, por normativa da UFES, como aqueles que não estão vinculados a nenhum Programa de Pós Graduação da UFES como um todo; lembrando que alunos de outros PPG's da UFES podem cursar disciplinas no PGCS como alunos regulares, juntamente com alunos do próprio PGCS, e não se enquadram nessa categoria.

Nesse editais seletivos, estão dispostas as disciplinas que poderão ser cursadas pelos Alunos Especiais, bem como o número de vagas disponíveis para essa categoria de discentes.

Maiores detalhes deverão ser consultados nos editais específicos.