Chamada para artigos do Caderno Eletrônico de Ciências Sociais - Cadecs

O Caderno Eletrônico de Ciências Sociais (Cadecs), periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, convida pesquisadores que estudam as instituições políticas locais a submeter artigos para o dossiê temático da revista: Instituições e política no nível municipal de governo.

Em termos gerais, sendo ampla a liberdade para a escolha de perspectivas teórico-analíticas, os trabalhos devem tratar das instituições políticas municipais e de seus efeitos na produção de políticas públicas e no comportamento dos atores locais, individuais ou coletivos. Análises de perspectiva histórica, antropológica e estudos comparados são bem vindos, inclusive os referentes a municípios de outros países.

Em termos específicos, os artigos poderão abordar, entre outros, temas como: as eleições municipais e seus mais diversos aspectos; os partidos e suas estratégias de poder; o executivo, o legislativo, seu funcionamento interno e suas interações mútuas; as relações entre os representantes municipais e os cidadãos; o comportamento parlamentar e seus fundamentos; as instituições participativas locais e seus mais variados efeitos políticos.

Além do dossiê, a revista conta com uma sessão para artigos de temática livre. Portanto, poderão ser submetidos artigos não pertinentes ao dossiê, mas que abordem questões relacionadas às ciências sociais – sociologia, antropologia, política e suas interfaces.

Os editores convidam os interessados a visitar o periódico online e conhecer a proposta editorial e as diretrizes gerais para a submissão de artigos, resenhas e os outros tipos de contribuição aceitos: http://www.periodicos.ufes.br/cadecs. Todas as submissões deverão ser realizadas online, através do sistema disponível no endereço eletrônico citado.

O prazo máximo de submissão para as contribuições do dossiê Instituições e política no âmbito municipal é: 31 de março de 2014. A submissão de artigos de temática livre é de fluxo contínuo.

Contatos:

Para informações gerais sobre o periódico e sobre o dossiê Instituições e política no âmbito municipal: Comitê editorial – cadecs.pgcs [at] hotmail.com