Campanha "O Brasil precisa de conselhos"

Pesquisadores de todo o país que acompanham as chamadas Instituições Participativas, especialmente conselhos gestores e conferências de políticas públicas, lançaram a Campanha Nacional "O Brasil Precisa de Conselhos" contra o Decreto Presidencial 9.759/2019 que extingue e limita a criação de órgãos colegiados na Administração Pública Federal.

No 1º vídeo de Lançamento da Campanha O Brasil Precisa de Conselho, os pesquisadores do país afirmam a importância das estruturas de participação para a democracia. Acabar com os conselhos é enfraquecer a democracia. Clique aqui para ver o vídeo

No 2º vídeo da Campanha O Brasil Precisa de Conselho, os pesquisadores falam do papel dos conselhos no combate à corrupção e na transparência no uso dos recursos públicos. Clique aqui para ver o vídeo.

E, no 3º vídeo da Campanha O Brasil Precisa de Conselho, pesquisadores e conselheiros expõe os efeitos do desmonte das estruturas de participação para as políticas setoriais e para as populações historicamente excluídas dos processos de representação. Negar a possibilidade de representação destas populações é um retrocesso para a igualdade racial, de gênero, a população LGBT e os indígenas, para as pessoas com deficiência e para os direitos humanos. Confira o vídeo aqui.