INTERNET: identidade, cultura e consumo entre jovens da “classe C”

Resumo: O acesso à Internet constitui hoje, para a maior parte dos usuários brasileiros, um bem de consumo comercializado em diferentes modelos de trocas muito menos que um serviço garantido pelo Estado. A conexão é um recurso de custo considerável que já consta da lista de serviços essenciais como energia elétrica, abastecimento de água e gás de cozinha cujo orçamento doméstico de diversos segmentos sociais deve contemplar. Por meio de pesquisa etnográfica a ser realizada entre jovens da chamada “Classe C”, desejamos compreender o trânsito no Ciberespaço que constitui uma importante dimensão na vida social local, incidindo na formação e na configuração de fluxos das redes sociotécnicas, nos processos de associação e na atualização e/ou emergência de categorias nativas. Este projeto propõe a construção de relatos reflexivos e críticos de práticas de apropriação e consumo do Ciberespaço por meio da discussão dialogada com a Teoria Antropológica. O intuito é identificar as estratégias desenvolvidas pelos sujeitos mais jovens integrantes das camadas populares da Grande Vitória/ES para a garantia do provimento do acesso à Internet, bem como os usos sociais que recebem a conexão e os suportes a partir dos quais ela é operacionalizada, dentre eles os aparelhos celulares, que permitem a construção de identidades na e pela navegação no Ciberespaço.

Data de início: 2016-05-27
Prazo (meses): 12

Participantes:

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Coordenador Patrícia Pereira Pavesi
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