Modernidade-Colonialidade, Nação e Autonomia em Darcy Ribeiro: fundamentos e propostas de desenvolvimento

Resumo: Ao indagar, como a maioria dos intelectuais de sua geração, acerca do enigma Brasil: "quem somos nós?", Darcy Ribeiro problematizou epistemologicamente a “ciência do social” e pôs em xeque as teses acerca do desenvolvimento, da mudança social e dos obstáculos às mudanças, combatendo às explicações de cunho determinista ou essencialista da “brasilidade” e buscando compreender nossa “modernidade híbrida”. Proponho-me, ao me dedicar à pesquisa do pensamento de Darcy Ribeiro, relacioná-lo ao debate político de seu tempo. Na análise de sua produção intelectual, elejo algumas questões substantivas como “nação” e “desenvolvimento”, relacionando-as a suas proposições acerca do conhecimento, das culturas, da ciência e da tecnologia, da educação tendo como solo a realidade brasileira.
Este projeto propõe a investigação das conexões entre o pensamento de Darcy Ribeiro e o atual debate do “pós-colonial, na ênfase à perspectiva da “modernidade/colonialidade”, hoje representada, dentre outros, por Quijano, Dussel, Mignolo, dentre outros. Identifico as referências à obra de Darcy Ribeiro nesses e noutros autores, sobretudo, a persistência e a atualização de algumas de suas teses, tendo em vista os renovados desafios postos ao Brasil e à América Latina, num sentido mais amplo. Especificamente a forma original com que Darcy Ribeiro entrecruza, em sua antropologia dialética, a valorização da “brasilidade” sem “essencializá-la”, a atenção à criatividade popular e à inovação científica e tecnológica é motivo de atenção desta pesquisa em razão de suas conseqüências para o debate de outros 2 (dois) eixos temáticos que orientam o trabalho do IPEA, a saber: a) fortalecimento do Estado, da sinstituições e da democracia; b) estruturas tecnológica e produtiva avançadas e regionalmente articuladas.
Na perspectiva de que as idéias de nação e de desenvolvimento, submetidas, por certo, à crítica (daí a relevância de se incluir no debate os estudiosos do “pós-colonial”), são as únicas a se coaduanar com perspectivas de planejamento estratégico de um país. Sabe-se, porém, que a aposta em políticas públicas inclui a aposta no “Estado” como coordenador da vida em sociedade, o que difere de qualquer defesa do autoritarismo estatal, ao contrário. Aqui se fala em democracia e em fortalecimento da sociedade civil com vistas à legitimação de um Estado competente para atuar em sua responsabilidade pública. Darcy Ribeiro e sua geração acreditaram na política e nas políticas públicas. Tal compromisso não é, porém, “natural” mas se sustenta em eleições teóricas. Este projeto tem em vista explicitá-las e problematizá-las mediante a pesquisa teórico-conceitual conseqüente. Falamos de “pesquisa de base”, num jargão que não é o nosso, porém atenta à aplicação do conhecimento.

Data de início: 2011-12-01
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Adelia Maria Miglievich Ribeiro
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910