Aliados da Terra: Perspectivas para o enfrentamento das mudanças climáticas em comunidades afrodescendentes no Brasil e Colômbia

Resumo: A presente proposta busca produzir informações sobre o contexto das mudanças climáticas que afetam os quilombolas desde uma perspectiva comparada, regional e inter-nacional para produzir impactos positivos nas políticas públicas voltadas para esses po-vos. A pesquisa tem como hipótese principal os contextos de enfrentamento das mudanças climáticas e como eles podem promover a emancipação ou aprofundar as desigualdades. Com esta intenção serão propostos a análise do engajamento público dos quilombolas e afroatratenhos, as estratégias de resistência e constituição de mundos possíveis em meio a cenários de catástrofe e das capacidades estatais da administração pública em desenvolver estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas sob a perspectiva dos povos e comunidades tradicionais.
A etnografia será realizada no Brasil - norte do ES -, e na Colômbia - estado do Chocó -, com visitas técnicas a outros dois estados - Mato Grosso e Bahia, região Sul -, cujas experiências se assemelham ao objeto do presente estudo. O estudo se desenvolverá durante 24 meses mediante trabalho de campo junto às comunidades afrodescendentes afetadas pelo agronegócio.
A escolha desse recorte territorial se deve a confluência entre o impacto das ativi-dades do agronegócio e as mudanças climáticas que afetam as comunidades afrodescentes, mas que não recebem a devida atenção por parte dos seus Estados.
O estudo tem como metodologia e procedimentos a descrição das estratégias dos comunitários face as urgências climáticas, bem como sua inserção nas agendas governa-mentais e políticas públicas correlatas. Serão empregadas a Etnografia e a Cartografia social para o levantamento de dados qualitativos. Estima-se a apresentação pública dos resultados mediante seminários, a publicação de fascículos da cartografia social e uma web serie acessível ao público mais amplo.

Data de início: 2022-10-10
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Sandro Jose da Silva
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910