Núcleos de Pequisa

Cedip - Centro de estudos em democracia e instituições  políticas
O Centro de Estudos em Democracia e Instituições Políticas (Cedip) foi fundado e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq em 2012. Seu propósito é reunir pesquisadores (professores e alunos de graduação e pós-graduação) interessados em pesquisas relativas às instituições democráticas em quaisquer de suas manifestações: sistemas eleitorais, partidos políticos, perfil de legislaturas, processos de recrutamento de elites políticas, processos decisórios, organização legislativa, relação entre poderes, entre outros. As pesquisas desenvolvidas no Cedip buscam o aprimoramento de teorias e métodos de pesquisa empírica, visando um entendimento mais aprofundado dos sistemas democráticos em suas diversas dimensões.
Coordenador: Paulo Magalhães Araújo (UFES)
 
 
CPC - Centro de Política Comparada 
O Centro de Política Comparada (CPC) é um núcleo de pesquisas vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCSO) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Fundado e registrado em 2016 no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq, o Centro de Política Comparada é coordenado pelo Prof. Marcelo Vieira. O grupo é composto por professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras, desenvolvendo pesquisas sobre a política em perspectiva comparada, com ênfase em instituições políticas. Atualmente, a linha de pesquisa predominante no CPC envolve os Sistemas Governamentais Comparados. 
Coordenador: Prof. Marcelo Vieira
 
DISSOA/ Diálogos entre Sociologia e Artes (CNPq/UFES)
O Grupo de Pesquisa CHNP/CCHN/ DCSO/UFES "Diálogos entre Sociologia e Artes" / DISSOA  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5804192295835528 foi formado em 2014 por pesquisadores e alunos dos cursos de Artes Visuais e Ciências Sociais da UFES e UERJ interessados em debater formas mais fluidas e criativas para abordar questões sociais e políticas para além dos formatos e metodologias formais das Ciênciais Sociais. 
O objetivo central do DISSOA é 'realizar estudos e discursos teóricos capazes de construir e fortalecer ações em rede, consciência contextual e um campo relacional entre as áreas de Sociologia e Artes Visuais'.
Linhas de pesquisa: ativismo alimentar e ambiental; participação e espaço público; arte e política; arte; educação e mediação; corpo como interface política; ficção social e arte.
Professora do PGCS vinculada ao DISSOA: Elaine de Azevedo. Para mais informações, clique aqui.
 
Grupo de Pesquisa Geografia Socioambiental (UNIR)
Vinculação: Profa Dra Nicole Soares
 
Grupo de Pesquisa Cidades, espaços públicos e periferias (UFF/UFES)
Vinculação: Profa Dra Manuela Vieira Blanc
 
Grupo de Pesquisa RASURAS - Geografias Marginais (Linguagem, Poética, Movimento) (UFES)
O Grupo de Pesquisa "Rasuras" é registrado do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Queiroz Filho (DEGEO/UFES), em parceria com o Prof. Dr. Eduardo J. Marandola Jr. (FCA/UNICAMP). As atividades de pesquisa estão organizadas em 2 linhas: "Imagem e Pensamento Espacial" e "Geografia da Diferença".
Vinculação: Profa Dra Manuela Vieira Blanc
 
Grupo de Pesquisa Territorios étnicos (UFES)
Líder(es): Celeste Ciccarone; Osvaldo Martins de Oliveira
Link CNPq:http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0392703UOX5EQZ
 
Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis
Coordenadores: Lívia de Cássia Godoi Moraes
Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de divulgar suas pesquisas em torno da temática do "trabalho" e suas transformações no capitalismo contemporâneo, por meio de produção científica e experiências formativas. Fazem parte do grupo docente do PPGPS, discentes da Graduação (Ciências Sociais, Serviço Social, Geografia, Artes, Jornalismo) e da Pós-Graduação (dos PPGs em Política Social e em Ciências Sociais).
 
NAV - Núcleo Áudiovisual
O Núcleo Audiovisual (NAV), criado em final de 2003, com estatuto próprio aprovado no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFES, vinculado aos Departamentos de Ciências Sociais e Filosofia, visa multiplicar a produção acadêmica e prestar assessoria e consultoria para instituições públicas e privadas, movimentos sociais e outras instâncias da sociedade, estabelecendo parcerias e convênios com entidades congêneres, promovendo a incorporação da linguagem audiovisual na realização e divulgação da produção científica voltada para questões sociais e melhorando a participação das populações envolvidas.
O NAV abriga cinco docentes do Departamento de Ciências Sociais e dois do Departamento de Filosofia, além de estudantes monitores vinculados a ambos os Departamentos. Conta com a colaboração de dois docentes do Departamento de Comunicação da UFES e de profissionais qualificados para o aperfeiçoamento dos processos e produtos audiovisuais.
Professores integrantes: Celeste Ciccarone (coordenadora); Sônia Missagia Matos; Sandro José da Silva
Osvaldo Martins de Oliveira.
 
NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB/UFES, foi criado em 1980;e realiza projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão referentes às questões da população afrodescendente. Atualmente o núcleo é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Rufino e tem trabalhado para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e cursos de formação de professores visando lutar contra o racismo e contribuir para a efetiva aplicação da Lei 10.639/03, que determina para a educação brasileira o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todos os níveis.
O Núcleo conta com alguns grupos de pesquisa, estudos e extensão, o Grupo Diversidade e Identidades, coordenado pela Profa. Dra. Cleyde R. Amorim o Grupo de Pesquisas, Extensão sobre Jongo e o Congo no Espírito Santo, coordenado pelo Prof. Dr. Osvaldo M. Oliveira e o Grupo de Estudos sobre Religiões Afro-Brasileiras – RELIGAFRO, com diversos pesquisadores docentes e discentes e o projeto O acesso e permanência de estudantes negros e de origem popular na Universidade Federal do Espírito Santo: caminhos para a democratização no Ensino Superior, coordenado pela Profa. Dra. Rosemeire Brito.
Entre os Projetos de Extensão, destacam-se o Seminário Nacional de Educação das Relações Etnicorraciais, realizado bienalmente e o Programa Afrodiáspora veiculado de segunda feira á sexta feira pela Radio Universitária- 104,7 FM. O NEAB também participa da Comissão de Avaliação do Sistema de Reserva de Vagas da UFES, contribuindo para a discussão e implementação do sistema de Cotas na universidade.
 
NEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias (NEI), criado em 2006, é um órgão interdisciplinar ligado ao Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo. O Núcleo é composto por uma equipe de pesquisadores mestres e doutores que compõe seu colegiado de caráter consultivo e deliberativo; além de eleger dentre seus membros sua diretoria colegiada de caráter executivo. O colegiado do NEI é composto por doze membros reconhecidos por seus relevantes trabalhos no campo da pesquisa acadêmica e social no que alude aos temas violência, criminalidade, segurança pública, memória social, qualificação profissional e cultura empresarial, para propor intervenções em áreas de interesse público.
O Núcleo tem como objetivos: 1) Desenvolver investigações no campo das Ciências Humanas e Sociais e afins, contribuindo para; 2) Implementar e abrigar projetos e linhas de pesquisa visando sua consolidação para promoção e valorização da pesquisa e do ensino e da extensão no Curso de Ciências Sociais e na Universidade Federal do Espírito Santo; 3) Servir como espaço acadêmico para a formação e aperfeiçoamento de alunos, promovendo a pesquisa e criando condições para a troca de saberes acadêmicos e o debate interdisciplinar; 4) Promover eventos de várias modalidades, tais como: palestras, cursos, oficinas, seminários, simpósios, workshops e outros, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos produzidos nas linhas de pesquisa implementadas pelo NEI.
Professores do PGCS que integram o NEI: Dra. Márcia Barros F. Rodrigues (coordenadora); Dra. Maria Cristina Dadalto.
Site do NEI: www.nei.ufes.br
 
NEPCS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais (NEPCS), criado em 1997, constitui-se como órgão interdisciplinar, ligado ao Departamento de Ciências Sociais e tem como meta implementar, abrigar e consolidar linhas de pesquisa sobre organizações formais e informais, saberes instituídos e saberes localizados e outros temas pertinentes ao desenvolvimento das Ciências Sociais em sua relação com outros saberes disciplinares.
O NEPCS tem por objetivos específicos: a) desenvolver investigações no campo das Ciências Sociais e afins, contribuindo para a produção e aprofundamento do conhecimento teórico e prático dessas disciplinas; b) implementar e abrigar projetos e linhas de pesquisa visando sua consolidação para promoção e valorização da pesquisa e do ensino e da extensão no âmbito das Ciências Sociais na UFES; c) Promover eventos de várias modalidades, tais como: palestras, cursos, seminários, workshops e outros, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos produzidos.
Professores do PGCS integrantes do NEPCS: Marta Zorzal e Silva (coordenadora); Sônia Missagia Matos
Adélia Maria Miglievich Ribeiro, Antônia de Lourdes Colbari; Aline Trigueiro Vicente; Celeste Ciccarone
Márcia Prezotti Palassi; Euzineia Carlos Nascimento; Sandro José Silva
 
NETIR - Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento
Coordenadora: Dra. Adelia Miglievich Ribeiro; Coordenador adjunto: Dr. Luís Fernando Beneduzi
O grupo é um dos frutos do acordo de cooperação assinado pelos Reitores da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade Ca’ Foscari de Veneza, mas os trabalhos que antecedem o acordo iniciaram-se em 2004. O grupo organiza seminários e publicações, pesquisas e orientações na graduação, mestrado e doutorado, estimulando também o pós-doutoramento de seus pesquisadores, tal como se deu no êxito da seleção do Erasmus+.
Tem caráter interdisciplinar conjugando Sociologia, Economia, História, Estudos Literários e Estudos Culturais. Sua ênfase está na articulação entre os atuais debates da Crítica Pós-Colonial e do Giro Decolonial Latino-Americano com as questões próprias da História Cultural, da Teoria Crítica e da Teoria dos Afetos. O diálogo com o marxismo está presente, sobretudo, a luz do materialismo cultural da New Left Review que vê a cultura como vida/experiência/práxis de modo a pensar as lutas entre hegemonia e anti-hegemonia, os conflitos, as emergências e as resistências. Neste foco, também há a retomada dos estudos marxistas da dependência latino-americana e dos movimentos sociais.
Dentre outros, os pesquisadores do Netir são responsáveis pela coordenação geral de eventos científicos nacionais e internacionais. Respondem, em congressos nacionais e internacionais das diferentes áreas do conhecimento, pela organização de simpósios, mesas, grupos de trabalho, seminários de pesquisa e outros.
O Netir responde por acordos de cooperação técnica que possibilita a vinda para a Ufes de quadros qualificados de outras IES com a finalidade de desenvolvimento de projetos, a exemplo da criação do “Laboratório Saberes em movimento”, com ênfase à educação popular e aos movimentos sociais.
LOCAL:  Sala 311. Prédio Barbara Weinberg I.
FORMA DE CONTATO DO NÚCLEO: miglievich [at] gmail.com
 
 Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil (NETSIB) 
O Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil (NETSIB) é um grupo de pesquisas associado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui como linhas de pesquisas: a) Pensamento Social Brasileiro e Latino-americano, b) Sociologia do Conhecimento e Cultura Científica Brasileira, e, c) Direito, Sociedade e Democracia.
Coordenadores: Dr. Igor Suzano Machado, Dr. Marcelo Fetz de Almeida e Dr. Maro Lara Martins.
Site do NETSIB: www.netsib.ufes.br 
 
NUPLA - Núcleo de Pesquisa, Inovação  e Planejamento SocioEconômico
Coordenadores:  Prof Dr André A. Michelato Ghizelini e Prof Dr Marcelo Fetz
O Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico (NUPLA) é um núcleo de pesquisa e extensão vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Com sede no Campus Goiabeiras, no Município de Vitória, o NUPLA conta com pesquisadores da área de ciências sociais, humanas e exatas.
O NUPLA tem por missão desenvolver e aplicar métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, bem como analisar informações e dados, da realidade social, econômica e política por meio de ações integradas de pesquisa, assessoria e consultoria com vistas à promoção de inovações sociais e organizacionais que contribuam para o desenvolvimento social e econômico e para a tomada de decisão.
Criado em 2018, o NUPLA tem desenvolvido diferentes atividades de pesquisa. Atualmente possui projetos de pesquisa financiados pela FAPES e CNPq, bolsistas de iniciação científica na área de sociologia e parcerias com diferentes instituições de ensino e pesquisa pelo Brasil. Entre as atividades realizadas pelo núcleo, destacam-se as pesquisas de tipo “survey”, a exemplo de pesquisas de opinião pública, elaboradas por meio da aplicação de questionários em amostras estatisticamente construídas.
 
ORGANON -Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais
O Organon é um Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFES. O tema central de trabalho é a ação coletiva desempenhada por movimentos sociais e organizações da sociedade civil com finalidades de mudança social, participação e contestação política. Fazem parte do Organon o GETPol - Grupo de Estudos em Teoria Política contemporânea, o Mapa das Mobilizações e o Observatório de Ações Judiciais de relevância às causas coletivas.
Coordenadora: Cristiana Losekann
Professores associados: Celeste Ciccarone, André Michellato, João Carlos Saldanha, Brunela Vicenzi, Nicole Soares
 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910