NÃO SOU RÉGUA PARA NIVELAR: NARRATIVAS SOBRE PROCESSO DE
ESCOLARIZAÇÃO E RACISMOS COTIDIANOS DE PROMOTORES/AS NEGROS/AS

Nome: Ingrid Marques Cabral
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/11/2022
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
Osvaldo Martins de Oliveira Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
Sérgio Pereira dos Santos Examinador Externo
Osvaldo Martins de Oliveira Orientador
Cíntia Beatriz Muller Examinador Externo
ANDREA BAYERL MONGIM Coorientador

Resumo: Este trabalho tem como escopo analisar os processos de escolarização de
promotores/as de justiça estadual auto declarados/as negros/as, a fim de
identificar eventuais singularidades que possam ter os impulsionado na
ocupação desses cargos e analisar eventuais casos de racismo vivenciados
debatendo suas formas de auto identidade étnico racial e os símbolos que usam para demarcar suas identificações. Para tanto, a metodologia elencada se voltou à produção de dados qualitativos a partir de entrevistas do tipo narrativa de vida semi estruturadas (BERTAUX, 2010) com 04 promotores/as de justiça autodeclarados/as negros/as , sendo 02 mulheres e 02 homens que atuam nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Além da produção de dados qualitativos, houve a análise de trabalhos científicos que se debruçam sobre os processos de escolarização de negros e negras no campo do direito bem c omo de pesquisas quantitativas, a fim de realizar uma análise comparativa.

Palavras chave: Promotores/as negros/as; processos de escolarização;
racismo; narrativas de vida.

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