Pobreza, Identidade e Cultura

Código: PGCS-8814
Curso: Doutorado em Ciências Sociais
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: O objetivo principal da disciplina é possibilitar um contato sistemático com as questões relativas à pobreza e aos pobres, destacando, entre outros, os seguintes pontos: as dimensões da pobreza na contemporaneidade globalizada e a consequente pertinência das discussões correspondentes; as formas pelas quais a pobreza é abordada na literatura científica, com ênfase na diversidade de enfoques aí existentes; a historicidade da pobreza, entendida esta como condição social que sempre se constrói em situações específicas; as relações entre a pobreza, a questão social e a cultura no mundo ocidental; a extensão, a intensidade e a tendência à reprodução da pobreza e da miséria na sociedade brasileira; a necessidade de considerar-se a pobreza tanto em termos “materiais” quanto no que tange às formas pelas quais são representados tal condição social e seus sujeitos — o que é condizente com o caráter multifacetado da pobreza; as formas específicas pelas quais se constitui a identidade dos pobres, assim como sua relação com as representações sociais desses sujeitos e da própria condição de pobreza; algumas das formas de tratamento da pobreza e das populações pobres, sublinhando a importância de as políticas sociais levarem em conta aspectos subjetivos muitas vezes negligenciados dessa condição social e de seus sujeitos — dentre eles, as formas pelas quais se constitui a identidade dos pobres e os modos pelos quais estes são representados, quer por si mesmos, quer por não-pobres.
A disciplina desenvolver-se-á por meio de exposições dialógicas e, sobretudo, mediante discussões de textos, quer coordenadas pelo professor, quer realizadas em seminários apresentados pelos(as) mestrandos(as).
Bibliografia: [Observação importante: A disciplina Pobreza, Identidade e Cultura já era ministrada para o Programa de Pós-Graduação em Política Social (em nível de Mestrado) e, no momento, seu conteúdo programático está passando por uma reformulação. Assim, é possível que a bibliografia apresentada abaixo sofra pequenas alterações.]
ADORNO, Sérgio. A gestão filantrópica da pobreza urbana. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, Fundação SEADE, v. 4, n. 2, p. 9-17, abr./jun. 1990.
FILGUEIRAS, Luiz; GONÇALVES, Reinaldo. Pobreza e política social. In: _____. A economia política do governo Lula. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007. p. 141-174.
JODELET, Denise. A alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, Angela (Org.). Representando a alteridade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 47-67.
LEITE, Izildo Corrêa. Caminhos entrelaçados: pobreza, questão social, políticas sociais e Sociologia. In: MANFROI, Vania Maria; MENDONÇA, Luiz Jorge V. P. de (Orgs.). Política social, trabalho e subjetividade. Vitória: EDUFES, 2008. p. 209-227..
______. Desconhecimento, piedade e distância: representações da miséria e dos miseráveis em segmentos sociais não atingidos pela pobreza. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara). Universidade Estadual Paulista
_____. Novos olhares, novos lugares: por uma política social de combate à pobreza condizente com a construção da cidadania. Convergencia — Revista de Ciencias Sociales. Toluca (México), Universidad Autónoma del Estado de México, v. 15, n. 47, p. 73-100, may./ago. 2008.
REIS, Elisa P. Percepções da elite sobre pobreza e desigualdade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 15, n. 42, p. 143-52, fev. 2000.
SARTI, Cynthia Andersen. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
TELLES, Vera da Silva. Pobreza e cidadania: dilemas do Brasil contemporâneo. Caderno CRH. Salvador, n. 19, p. 8-21, jul./dez. 1993.
_____. Questão social: afinal, do que se trata? In: _____. Pobreza e cidadania. São Paulo: USP, Curso de Pós-Graduação em Sociologia: Ed. 34, 2001. Capítulo 4, p. 115-37.
VALLADARES, Licia. A gênese da favela carioca: a produção anterior às Ciências Sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 15, n. 44, p. 5-34, out. 2000.
_____. Cem anos pensando a pobreza (urbana) no Brasil. In: BOSCHI, Renato R. (Org.). Corporativismo e desigualdade: a construção do espaço público no Brasil. Rio de Janeiro/São Paulo: IUPERJ/Vértice, 1991. p. 81-112.
WACQUANT, Loïc. Nota aos leitores brasileiros: rumo a uma ditadura sobre os pobres. In: _____. As prisões da miséria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 7-15.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910