Associativismo Civil, Participação e Democracia

Curso: Doutorado em Ciências Sociais
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: As armadilhas conceituais: movimentos sociais, terceiro setor e associativismo civil. Teorias dos movimentos sociais. A trajetória do associativismo civil no Brasil. As formas de mensuração do associativismo civil. Objetivos, formas de atuação, redes e parcerias do associativismo civil. Associativismo civil, capital social e democracia. Democracia representativa, democracia deliberativa e participação
Bibliografia: 1. ALEXANDER, Jeffrey (1998). Ação coletiva, cultura e sociedade civil: secularização, atualização, inversão, revisão e deslocamento do modelo clássico dos movimentos sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol.13, nº.37, pp.5-31.
2. ALVAREZ, S.; DAGNINO, E. & ESCOBAR, A. (2000). Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos. Belo Horizonte, Ed. da UFMG.
3. AVRITZER, Leonardo (2000). Democratization and changes in the pattern of association in Brazil. Journal of Interamerican Studies & World Affairs, Vol.42, nº.3, pp.59-76.
4. BARCZAK, Mônica (2001). Representation by consultation. The rise of direct democracy in Latin America. Latin American Politics and Society, Vol.43, No.3, pp.37-59.
5. BARREIRA, Irlys A.F. (1995). Frutos do tempo: movimentos sociais ontem e hoje. In; REIS, E.; ALMEIDA, M.H.T. & FRY, P. (Orgs.). Pluralismo, Espaço Social e Pesquisa. São Paulo, Ed. Hucitec/Anpocs, pp.58-77.
6. BOSCHI, Renato Raul (1987). A arte da associação. Política de base e democracia no Brasil. SP, Ed. Vértice.
7. CARDARELLI, Graciela & ROSENFELD, Mônica (1998). Las participaciones de la pobreza. Programas y proyectos sociales. Buenos Aires, Ed. Paidos.
8. COHEN, Jean L. (2003). Sociedade civil e globalização. Dados, Vol.46, n. 3, pp.419-460.
9. COSTA, Sérgio (1997). Movimentos sociais, democratização e a construção de esferas públicas locais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol.12, n. 25, pp.121-134.
10. _____ (2002). As cores de Ercília. Belo Horizonte, Ed. UFMG.
11. DOIMO, Ana Maria (1995). A vez e a voz do popular: movimentos sociais e a participação política no Brasil pós-70. Rio de Janeiro, Ed. Relume Dumará.
12. FERNANDES, Antônio Sérgio A. (2000). A comunidade cívica em Walzer e Putnam. Lua Nova, n. 51, pp.71-96.
13. FONT, Joan (Org.)(2001). Ciudadanos y Decisiones Públicas. Barcelona, Ed. Ariel.
14. ______ (1996). A estrutura organizacional das associações políticas voluntárias: um estudo de caso de associações de moradores em Recife. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol.23, nº. 11, pp.41-60.
15. COHEN, Jean L. & ARATO, Andrew (1994). Civil society and political theory. Cambridge, The MIT Press.
16. HIRST, Paul (1994). Associative democracy. New forms of economic and social governance. Amherst, The University of Massachusetts Press.
17. LAVALLE, A. G. & CASTELLO, G. (2004). As benesses deste mundo: associativismo religioso e inclusão socioeconômica. Novos Estudos Cebrap, n.68, pp.73-93.
18. LAVALLE, A. G., CASTELLO, G. & BIRCHIR, R.M. (2004). Quando novos atores saem de cena. Continuidades e mudanças na centralidade dos movimentos sociais?. Política & Sociedade, n.5, pp.35-54.
19. MONTAÑO, Carlos (2002). Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo, Cortez.
20. PORTES, Alejandro (1998). Social capital: its origins and applications in modern sociology. Annual Review of Sociology, Vol.24, pp.1-24.
21. PUTNAM, R. D. (1996). Comunidade e Democracia. Rio de Janeiro, FGV.
22. SCHERER-WARREN, Ilse (1999). Cidadania sem fronteiras: ações coletivas na era da globalização. São Paulo, Hucitec.
23. ______ (1996). Redes de movimentos sociais. 2a Ed., SP, Ed. Loyola.
24. SOBOTTKA, Emil A. (2003). A utopia político-emancipatória em transição: movimentos sociais viram ONGs que viram “terceiro setor”. Teoria & Sociedade, n.11.1, pp.48-65.
25. TOCQUEVILLE, Aléxis de (1987). A democracia na América. SP, Ed. da USP.
26. YASBEK, Maria Carmelita (2002). Terceiro setor e a despolitização da questão social brasileira. In: PEREZ, C. & JUNQUEIRA, L.P. (Orgs.). Voluntariado e a gestão das políticas sociais. São Paulo, Ed. Futura, pp.276-283.