Pós-doutorandos

2023:

Cibele Verrangia Correa da Silva

Formação: Doutorado em Letras - UFES

Biografia: Doutorado em letras pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, na área de estudos literários, com a tese "A melancolia de resistência como identidade: um estudo comparado entre as obras Mayombe e a Geração da Utopia de Pepetela" (2018). Mestrado em letras pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, na área de literatura e vida social (2010), focalizando a literatura brasileira moderna e a literatura angolana contemporânea. Graduação em letras pela mesma instituição (2006). É membro fundadora do Coletivo Afro-Tons (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, cultura negra, identidade, melancolia de resistência, resistência, estudos pós-coloniais, literatura de autoria feminina negra e literatura comparada (Brasil e Angola). Ministrou aulas na Faculdade Nossa Cidade - FNC (2010 - 2013) e no Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2020 - 2022). Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, sendo bolsista Fapes.

Título do projeto: Vozes que ecoam: escrevivências e ancestralidade em coletâneas de autoria feminina negra contemporânea

O presente projeto de pesquisa pretende desenvolver um estudo em torno de algumas coletâneas de autoria feminina negra publicadas no Brasil a partir de 2010, observando como certas obras se constroem no sentido de agrupar vozes e anseios em comum de jovens escritoras, bem como pensar o mercado editorial, a circulação de tais obras e sua recepção pelo mercado e público leitor. Além disso, algumas temáticas desenvolvidas se fazem em diálogo, demonstrando um movimento que se forja em torno do conceito de escrevivência e de uma estética da ancestralidade. Assim, tanto o problema do racismo quanto o do sexismo, a solidão da mulher negra, a falta de perspectiva futura serão focos denunciativos dos poemas e das narrativas, mas não só, o tema da maternidade, da sororidade, da conexão ancestral, da natureza, do erotismo, do amor e da melancolia serão partilhados nessas vozes que se fazem em coletivo, num devir eu-nós.

Financiamento: FAPES

Supervisão: Profa. Dra. Adelia Maria Miglievich Ribeiro

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Marcelo de Souza Marques

Formação: Cientista Social (Licenciatura e Bacharel) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha (PPGSP/UVV)

Biografia: Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha (PPGSP/UVV). Pesquisador de Pós-Doutoramento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integra o Grupo de Pesquisa CNPq Núcleo Participação e Democracia (NUPAD/UFES), coordenado pela professora Dra. Euzeneia Carlos, e o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS), coordenado pelo professor Dr. Marcelo Kunrath Silva. Compõe a Equipe de Editores-Chefes da Revista Simbiótica (2316-1620). Desde 2019 integra o Comitê de Pesquisa Movimentos Sociais da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Tem como interesse de pesquisa as Interações Socioestatais, Estudos sobre Coletivos, Teoria do Discurso, Políticas Públicas Culturais e Democracia Cultural. 

Título do projeto: Coletivos de Feministas Negras e o ativismo de Direitos Humanos no Espírito Santo: uma análise sobre as interações socioestatais no contexto de conservadorismo no Brasil.

A democratização brasileira, iniciada nos anos 1980, evidenciou uma virada no sentido da ampliação das esferas públicas e da mudança na cultura política indicada pelas demandas por participação institucional. Essa virada, que se estendeu até meados de 2010, também envolveu a criação de novas experiências institucionais de participação, fazendo do Brasil um interessante caso de estudo sobre inovações participativas e gestão democrática. Porém, a partir de 2016, o país passou a presenciar o início de mudanças no regime político, reflexo da ascensão conservadora em curso desde 2013 e que promoveria modificações dos mecanismos seletivos estatais, passando a limitar a participação social, sobretudo de organizações societárias de caráter progressista, e a minar os espaços institucionais de participação, indicando, desta forma, um processo de desdemocratização e de desinstitucionalização. Diante disso e buscando analisar seus impactos de forma comparativa (Governo Federal e Estadual no Espírito Santo), indagamos: como a condensação institucional e discursiva do conservadorismo de direita no Governo Federal tem promovido mudanças que afetam as interações entre as esferas societária e estatal e interpelam as políticas e as experiências organizacionais e de ação da sociedade civil no campo dos Direitos Humanos? A partir disso, objetivamos compreender tanto a formação da cadeia de significados que estruturou o discurso conservador de direita, aqui nomeado de “Bolsonarismo”, quanto os processos de sua sedimentação institucional e as possíveis incidências sobre as organizações societárias e sobre os mecanismos das interações entre os Coletivos de Feministas Negras e o Estado, especialmente em torno das políticas públicas e do ativismo de Direitos Humanos

Financiamento: PROFIX/2022 (FAPES)

Supervisão: Dr. Euzeneia Carlos

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Luana Ribeiro da Trindade 

Formação: Graduada em Serviço Social, Mestra em Ciências Sociais e Doutora em Sociologia 

Biografia: Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduada em Serviço Social pela Faculdade Católica Salesiana (atual UniSales). Pós-doutoranda no projeto Articulação de saberes, resistência e impactos de grandes empreendimentos em comunidades tradicionais na BA, RN, PE, MG e ES (vinculada à UFRN/UFES - bolsista CNPq). Integrante do  "Abolição: grupo de pesquisa e extensão em Antropologia" (UFES). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB-UFES). Tem como áreas de interesse: Serviço Social, Sociologia e Antropologia, com ênfase em pesquisa e produção de conhecimento, relações étnico-raciais, educação e diferenças. Atuando nas seguintes temáticas: processos de socialização, identidade, memória, trajetórias, organizações negras e quilombolas e ações afirmativas no ensino superior.

Título do projeto: Estratégias de resistência e enfrentamentos antirracistas:  saberes e práticas de professores/as quilombolas do estado do espírito santo

A pesquisa pretende conhecer quem são e como os/as professores/as quilombolas do estado do Espírito Santo organizam-se e criam estratégias de resistência e enfrentamentos antirracistas nas escolas e nas diferentes comunidades remanescentes de quilombo. Questiona quais os enfrentamentos que estes/as estão realizando dentro das escolas e em suas comunidades, como são elaboradas suas propostas didáticas, o que ensinam e como se organizam. Portanto, trata-se de um estudo que pretende depreender os saberes e práticas educacionais de professores/as quilombolas, concentrando-se na temática da educação quilombola. Assume como perspectiva teórico-metodológica a cartografia social, de forma a realizar um estudo quanti-qualitativo, de cunho exploratório e descritivo. Valorizando e expressando as diferentes realidades das populações e a participação delas no processo.

Financiamento: CNPq (Processo nº 150222/2023-8) 

Supervisão: Prof. Dr. Sandro José Silva 

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Pedro Luiz Ferro

Formação: Psicólogo (graduação), Mestre, Doutor e Pós-doutor em Ciências Sociais  

Biografia: Pós-doutor pelo PPGCS- NUPLA- UFES. Doutor pelo PPGCS/ PUC SP, Mestre pelo PPGCS PUC/SP Associada à UVV/ES. Graduado em Psicologia pela UVV/ES. Formação em Psicanálise pela EBP/ ES. Docente da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo. Docente da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo. Parecerista da Revista Brasileira de Segurança Pública. Atua na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do ES. Presidente e Coordenador da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Servidores da Segurança Pública Defesa Social e Justiça no Espírito Santo e como Gerente de Atenção ao Servidor da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo. Membro do Conselho Estadual de Saúde.

Título do projeto:  Bastidores das Forças Policiais do Espírito Santo: Uma análise descritiva das prováveis causas do engessamento das políticas públicas voltadas à prevenção da saúde mental dos servidores.

O presente projeto tem o objetivo de analisar e contribuir para construção de políticas públicas permanentes de saúde voltadas aos operadores da segurança pública e defesa social do estado do Espírito Santo. Terá como escopo central, analisar dos resultados alcançados nas pesquisas realizadas pela SESP em parceria com a UFES em cada uma das Instituições que compõem a COPAS, Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Servidores de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo, analisar ainda as percepções acerca da importância do cuidado em saúde mental de forma integral desses sujeitos bem como os benefícios de uma política pública com potencial a ser desenvolvida e finalmente analisar a adesão de cada Instituição aos Projetos. Durante as pesquisas realizadas pelo Centro de Ciências Humanas e Naturais Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico – NUPLA que teve como objeto a análise descritiva das condições de saúde no trabalho e qualidade de vida das forças de segurança, defesa social e justiça que atuam no Estado do Espírito Santo. A pesquisa buscou levantar possíveis variáveis que influenciam as condições psicossociais que impactaram nos afastamentos por motivos de saúde, com ênfase sobre a saúde mental.

Supervisão: Prof. Dr. Marcelo Fetz  

 

2022:

Thiago Barcelos Soliva - Professor Adjunto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). - Supervisora: Andréa Barbosa Osorio Sarandy

2020:

Pedro Luiz Ferro - Doutor em Ciências Sociais (PUC/SP) - Supervisor: Marcelo Fetz de Almeida - Vinculado ao Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico (NUPLA)

Luiz Fernandes de Oliveira - Doutor em Educação Brasileira pela PUC,  Professor Associado II do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto de Educação e professor do PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação, "Contextos Contemporâneos e Demandas Populares" da UFRRJ - Rio - Supervisora: Adélia Miglievich Ribeiro - Vinculado ao Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento (NETIR)

2019:

Larissa Galdino de Magalhães Santos - Doutora em Ciência Política (Unicamp) - Supervisora: Euzeneia Carlos - Vinculada ao Núcleo Participação e Democracia (NUPAD) e a Rede de Pesquisa Com Rio Com Mar (CRCM) www.comriocommar.com.br . Bolsista CAPES pela Chamada CAPES-FAPEMIG-FAPES-CNPQ-ANA (N. 01/2016).

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