Cultura Religiosa & Cultura Política: embates político-religiosos entre Alfredo Freyre e o movimento de Reação Católica em Pernambuco (1900-1920)

Resumo: O presente projeto justifica-se pela relevância do tema a ser pesquisado/discutido no âmbito da história social da cultura e no pensamento social brasileiro. Destacaremos como a cultura religiosa incide na cultura política, provocando efeitos de poder/controle na educação e na produção intelectual. Ademais, o estudo da relação entre religião e política, na conjuntura investigada, contribuirá para o aprofundamento da pesquisa histórica sobre os embates entre jansenistas e jesuítas no auge do movimento de Reação Católica no Nordeste brasileiro. Porquanto, foram realizados estudos históricos relevantes acerca desta temática no Sul e no Sudeste do Brasil, no entanto, carecemos de pesquisas sobre o Norte e o Nordeste. Neste sentido, escolhemos Pernambuco, posto que a Reação Católica Pernambucana foi uma das mais atuantes e aguerridas na realização de atividades e projetos de recatolização e de reação contra maçons, protestantes, comunistas, judeus, etc.: os inimigos da Igreja. Outro aspecto importante para nossa pesquisa foi a atuação coercitiva da Igreja junto às famílias católicas tradicionais, que matriculavam seus filhos em colégios protestantes, como a família do professor Alfredo Freyre. Estas informações constam no Relatório de Dom Leme enviado à Santa Sé, por volta de 1924, com o título Relazione da Mons. Leme. Sulla Vita Ed Organizzazione Parrochiale nel Brasile. Este documento encontra-se no A.S.V. – Archivio Segreto Vaticano: FUNDO ARCH. NUNZ. BRASILE. Busta 173, fasc. 951. Tal acervo foi aberto à pesquisa pública no ano de 2015, o que possibilita a verificação de seu conteúdo histórico e a constatação da ação inquisitorial da Igreja junto às famílias no Brasil.[1] Por conseguinte, a aprovação deste projeto possibilitará a realização de pesquisa documental no Acervo do Vaticano, em Roma, Itália, para a verificação de nossas inferências, o que contribuirá para a pesquisa histórica sobre cultura religiosa, cultura política e catolicismo político no Brasil, no início do século XX.
[1] Nosso conhecimento acerca desta fonte se deu a partir da Tese Doutoral de ROSA, Lilian Rodrigues de O. A Igreja Católica Apostólica Romana e o Estado Brasileiro: estratégias de inserção política da Santa Sé no Brasil entre 1920 e 1937. Tese (Doutorado em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais). Universidade Estadual Paulista. Franca, São Paulo, 2011.

Data de início: 2017-05-18
Prazo (meses): 24