Movimentos sociais e instituições participativas de elaboração de políticas públicas: o caso da Serra-ES

Resumo: Visa analisar a relação entre movimentos sociais e instituições políticas na elaboração de políticas públicas, no intuito de verificar os efeitos do engajamento institucional em arranjos de participação na esfera do Estado (orçamento participativo, conselhos de políticas públicas e outras formas de participação institucionalizada) sobre os padrões de ação coletiva de movimentos. Na perspectiva de identificar mudanças nos padrões de ação coletiva e correlacioná-las aos efeitos produzidos pelas instituições de participação, serão empiricamente analisados movimentos sociais que emergiram e intensificaram suas atividades de mobilização pública no período de queda do regime autoritário e redemocratização do país e, posteriormente, ocuparam espaços de mediação institucional da relação sociedade-Estado. Localizados no município da Serra, no Espírito Santo, são os seguintes os movimentos selecionados como objeto de estudo: Federação das Associações de Moradores de Serra (FAMS) e Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Serra (CDDH).

Data de início: 2011-08-01
Prazo (meses): 24