Entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental: O caso da pesca artesanal e a configuração de um cenário de injustiça ambiental em Regência Augusta - ES.

Nome: Flávia Amboss Merçon Leonardo
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/12/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Aline Trigueiro Vicente Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Aline Trigueiro Vicente Orientador
Clóvis de Vasconcelos Cavalcanti Orientador
Winifred Knox Examinador Interno

Resumo: Este trabalho teve como ponto de partida uma reflexão sobre a atual conjuntura econômica do estado do Espírito Santo, que tem se destacado como grande produtor e exportador de commodities. Nos últimos anos a faixa costeira deste estado tem se constituído em um espaço de grandes intervenções dessas atividades, especialmente aquelas relacionadas à mineração, celulose, petróleo e gás, além da infraestrutura portuária. Diante desse quadro, o objetivo dessa pesquisa é compreender como os grupos locais, muitas vezes invisibilizados por essas atividades econômicas e ltamente
dependentes do ambiente para a manutenção de suas tradições culturais e sociais, estão vivenciando as transformações sociais que vem ocorrendo em seus locais de moradia e trabalho, decorrentes dessas atividades. Enquanto lócus empírico, elegemos o distrito de Regência Augusta, localizado no município de Linhares-ES, como campo de estudo, por se tratar de um palco simultâneo de ações tanto desenvolvimentistas (atividades de petróleo e gás), quanto preservacionistas (criação de UCs, Projeto TAMAR), que vem coexistindo com a atividade da pesca artesanal na região. No que tange aos objetivos específicos, buscar-se-á compreender como os pescadores e pescadoras artesanais dessa localidade estão vivenciando e percebendo os processos de mudanças sociais, sobretudo na atividade pesqueira, ocasionados por essa emergência de ações desenvolvimentistas e preservacionistas.
Palavras-chave: Pesca Artesanal, Desenvolvimento Econômico, Preservação
Ambiental, Regência Augusta.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910