Nome: Ixchel Luna Lara

Daniela Zanetti Examinador Externo
Patrícia Pereira Pavesi Examinador Interno
Sandro Jose da Silva Orientador

Resumo: O povo Garífuna da América Central: entre lutas de poder, categorias identitárias e território. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Espírito Santo. Dissertação de mestrado. 2015.

O presente texto de pesquisa intitulado “O povo Garífuna da América Central: entre lutas de poder, categorias identitárias e territórios” visa descrever como o povo Garífuna articula os discursos sobre a luta pelo seu território ancestral observando aí as diferentes mobilizações entre as categorias identitárias. Acontecem através de diferentes processos históricos transformações com suas identificações especialmente nos últimos 30 anos desde a pronunciação da virada multicultural na América Latina. Exploramos aqui as diferentes categorias de representação definindo nosso objeto de estudo que se desdobra em duas organizações representantes dos Garífunas: a OFRANEH e a ODECO. O tema e objeto de estudo foram produzidos em base as leituras de construção e desconstrução de identidade. Tentamos aqui entrelaçar a bibliografia existe sobre os Garífunas como uma etnografia virtual para contextualizar e descrever a uma mobilização dentro das categorias identitárias do povo garinagu na América Central. Os resultados descrevem uma bipolaridade no discurso identitário de representação no grupo a partir do ponto de vista de nosso objeto de estudo.

Acesso ao documento