Villa-Lobos: Música e Nacionalismo na República Velha

Autor: Whashington Luiz Sieleman Almeida

Esta pesquisa busca realizar uma análise do período de formação e consolidação da carreira de Heitor Villa-Lobos, durante a República Velha (1889 – 1930),
contextualizando esse processo com as transformações políticas, sociais econômicas e culturais do período. Para tanto é apresentado um estudo biográfico
desse compositor até o ano de 1930, apontando os pontos mais relevantes de sua carreira no período e buscando entender os elementos que contribuíram para a adoção de uma linguagem musical comprometida com os aspectos sonoros do Brasil e, também, com a identificação de Villa-Lobos como um compositor nacionalista. Com esse intuito, nos dispomos a questionar a importância e a qualidade musical da obra de Villa-Lobos para além do mito do nacionalismo que lhe é atribuída, tentando compreender, ainda, como a atmosfera cultural e social do Rio de Janeiro, capital da recém fundada República, influenciou a formação pessoal e as obras de Villa-Lobos.

Palavras chaves: Nacionalismo. Transformações Sociais. República Velha. Música.
Villa-Lobos

Data de defesa: 26/02/2014
Local: Anexo 1

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Sonia Missagia Mattos – UFES (Orientadora)

Profª. Drª. Antonia de Lourdes Colbari – UFES (Membro Titular Interno)

Prof. Dr. José Benedito Viana Gomes – FAMES (Membro Titular Externo)