Título: Redes, (en)traves e cercas: notas etnográficas de um conflito socioambiental em Vitória (ES)

Autor: Márcio Antonio Farias de Freitas

Essa dissertação pretende contribuir no debate sobre o conflito socioambiental existente no Campinho, situado no alto do morro da Fonte Grande, Vitória (ES), cenário de uma disputa, profundamente desigual em termos de poder político dos agentes humanos envolvidos, por um espaço urbano “verde” imprensado entre duas secções de uma área de proteção integral, em que habita um coletivo há gerações. Através da etnografia, procurei seguir atores humanos e não-humanos para entender as representações dos ambientalistas, gestores e técnicos ambientais bem como do coletivo, cujas perspectivas defendidas reiteram de um lado a oposição entre natureza e sociedade, consolidando políticas de reclusão (natural) e exclusão (social), e de outro a permanência e o pertencimento ao lugar, como guardiões atuantes de outro regime de relações entre humanos e não humanos.

Palavras-chave: Conflito socioambiental - antropologia simétrica - teoria ator-rede - etnografia

Data de defesa: 18/10/2013
Horário: 10:00