Moção pública dos docentes do Departamento de Ciências Sociais

Corpo docente e representantes estudantis do Departamento de Ciências Sociais, UFES

02 de abril de 2018

Nós, corpo docente e representantes estudantis do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, vimos, por meio desta trazer a público nosso total repúdio à atual conjuntura de extermínio da juventude negra, indígena e camponesa, bem como das e dos dirigentes dos movimentos sociais e partidos políticos que se posicionam contra a atual ordem de naturalização de múltiplos crimes cotidianos.

Entendemos que o extermínio e o etnocídio de nossos jovens que está condicionado à pobreza por conta da lógica estrutural sistêmica, são inaceitáveis. Também é inaceitável atual estado de execução impetrado sobre determinados territórios e sujeitos, bem como toda a ode de violência dissipada por grupos fascistas.

A sociedade não suporta mais a matança seletiva pela cor da pele, do lugar de morada e/ou das opções políticas e culturais definidas por estas pessoas. Ante esta dor coletiva de perda de vidas, defendemos o direito à vida e às diferenças, e nos colocamos ao lado de todos e todas que lutam pela produção de um processo societário em que todos e todas tenham uma condição digna para a produção cotidiana de sua vida.

Por fim, nos posicionamos a favor da liberdade de expressão, desde que esta não viole o direito à vida, mas que esteja voltada à luta contra todo tipo de preconceito e extermínio social. Prestamos nossas condolências aos familiares vitimados pela perda de seus entes queridos, em especial aos familiares de Ruan e Damião.

Tags: