Chamada de artigos para Dossiê ‘Extrativismo Mineral: estratégias, impactos e conflitos’

O Cadecs informa o adiamento do prazo final para o envio de artigos ao

Dossiê ‘Extrativismo Mineral: estratégias, impactos e conflitos’. A nova data é 20 de junho 2017

Divulgamos a chamada de artigos do dossiê ‘Extrativismo Mineral: estratégias, impactos e conflitos’ para o vol. 5, n. 2 (2o. semestre de 2017) do Caderno Eletrônico de Ciências Sociais (CADECS) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

ORGANIZAÇÃO: Prof. Dr. Rodrigo Salles Pereira dos Santos (UFRJ) e Prof. Dr. Bruno Milanez (UFJF)

EMENTA: O setor extrativo mineral no Brasil passou por um processo de expansão exponencial a partir dos anos 2000, caracterizado pela implantação de infraestruturas em rede (minas, poços, barragens, ferrovias, minerodutos, terminais portuários, etc.) e pela extensificação de seus impactos territoriais. Os anos 2010 iniciaram uma etapa de retração nos investimentos das corporações extrativas domésticas e estrangeiras, não deixando de provocar efeitos multidimensionais concentrados em nós territoriais específicos. Neste dossiê, convidamos autoras e autores a debater as relações entre as diversas dimensões estratégicas das corporações extrativas – financeira, de mercado e investimento, institucional, territorial e de relações de trabalho – e os impactos ambientais, econômicos, políticos e sociais em rede por elas induzidos. Assim, esperamos produzir um volume que trate das estratégias de agentes econômicos, e suas consequências contestadas em diferentes escalas de análise e de ação política em termos de construção e transformação sociopolíticas do setor extrativo e dos diversos mercados que este compreende.

PRAZO DE SUBMISSÃO AMPLIADO: 20 de junho de 2017.

Os artigos encaminhados devem seguir rigorosamente as normas de formatação do CADECS. Conferir o link: http://periodicos.ufes.br/cadecs (link is external)