Summary: Este projeto de pesquisa centra-se na investigação dos impactos da crise sanitária do coronavírus sobre o cotidiano da população residente na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Mapearemos as medidas de prevenção ao contágio implementadas no contexto de observação e a sua efetividade, com base na bibliografia específica, bem como objetivamos acompanhar as trajetórias de famílias capixabas em suas rotinas a partir de março de 2020. Analisaremos os efeitos da crise sanitária do novo coronavírus (Sars-Cov-2) sobre o cotidiano de famílias com crianças pequenas, com base em dados obtidos com mães de crianças entre 1 e 5 anos economicamente ativas ou que se encontravam em vias de se reinserir no mercado de trabalho no início de 2020. Buscamos avaliar possíveis alterações suas condições de vida, rendas, rotinas, demandas de trabalho (remunerado ou não) e circulação.
Esse caso particular entre os possíveis elucida o modo como a crise sanitária foi tratada no contexto brasileiro, apesar dos três meses decorridos entre a identificação do primeiro caso confirmado da doença, na China, em dezembro de 2019, e dos primeiros casos identificados, já em território nacional. A ausência de respostas articuladas à nível federal aos desafios que estavam por vir culminou em um processo de espraiamento incontrolado da doença pelo território nacional. As medidas de contenção do avanço da doença, implementadas pelos governos estaduais e, em certos casos, municipais, tiveram deste modo alcance apenas relativo, contribuindo para uma gestão das curvas de contágio com uma baixa efetividade, na maioria dos estados brasileiros (JORGE et al, 2020).
A nível micro, os brasileiros vivenciam desafios de diferentes níveis para sobreviver à pandemia, em sentido literal ou figurado. Por um lado, a baixa efetividade das medidas de contenção implementadas pelos governos estaduais e/ou municipais incide sobre um processo de prolongamento da exposição à doença. Ao mesmo tempo, observa-se a intensificação da crise econômica a partir do contexto da pandemia e diante do limitado alcance das medidas implementadas pelo governo federal com vias a “recompor as atividades econômicas diante de um cenário global extremamente adverso” (MATEI, 2020, p. 7).

Starting date: 2020-06-01
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Collaborator * Sâmela Pedrada Cardoso
Coordinator * Manuela Vieira Blanc
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910